Governo desvincula-se da Associação Museu de Imprensa

Governo desvincula-se da Associação Museu de Imprensa
| Porto
Porto Canal/ Agências

A Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros anunciou a saída da Associação Museu de Imprensa (AMI), de acordo com uma carta endereçada à direção e ao presidente da Câmara do Porto a que a Lusa teve acesso.

Numa carta enviada ao presidente da direção da AMI, datada de 07 de março, a Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros anuncia a sua desvinculação da associação e “de todos e quaisquer deveres e obrigações inerentes” à condição de associado, “com efeitos a partir da data da presente comunicação”.

Também num ofício endereçado ao presidente da Câmara Municipal do Porto, a que a Lusa teve acesso, o secretário-geral da Presidência do Conselho de Ministros, David Xavier, comunica a saída da associação.

A Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros assumiu “a posição de sócia de mérito” na AMI aquando da extinção do Gabinete para os Meios de Comunicação Social (decreto-lei n.º 24/2015 de 06 de fevereiro).

A desvinculação da tutela surge depois de, no início deste ano, o município do Porto ter também abandonado a associação.

A desvinculação do município surgiu depois do Centro de Formação de Jornalistas (CFJ) interpor uma providência cautelar contra a AMI para tentar impedir o fim da associação, pedindo a suspensão e declaração de nulidade das deliberações aprovadas na assembleia realizada a 15 de dezembro de 2023.

Na respetiva reunião foi aprovada uma proposta do município para a convocação de uma nova assembleia para discutir a dissolução da associação.

Com a dissolução, o município passava a assumir a preservação do espólio, a assegurar a liquidação do passivo financeiro e a incorporar os quatro funcionários da associação na empresa municipal Ágora.

A intenção contou com os votos favoráveis da Associação Portuguesa das Indústrias Gráficas e Transformadoras do Papel (APIGRAF), do Global Media Group e do município, com a abstenção do representante do Governo e com o voto contra do representante do Centro de Formação de Jornalistas, Luiz Humberto Marcos, um dos fundadores da associação que, em junho de 2022, deixou, depois de várias décadas, a sua liderança.

O município do Porto tomou posse a 06 de junho de 2022 do Museu Nacional de Imprensa, Jornais e Artes Gráficas, localizado junto ao Palácio do Freixo, no Porto, que se encontra encerrado desde 05 de agosto de 2022, depois de uma visita dos Sapadores do Porto concluir que o edifício não reunia todas as condições de segurança.

Com a providência cautelar, cujo valor ascende a 30 mil euros, o CFJ pretende a suspensão e declaração de nulidade de duas deliberações - o relatório e contas de 2022 e a quotização extraordinária - e da proposta apresentada pelo município "por serem contrárias à lei e aos estatutos".

Em julho de 2023, a Câmara do Porto remeteu ao Ministério Público o relatório da auditoria realizada à AMI, que conclui a existência de um passivo financeiro superior a 190 mil euros.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).