Câmara passa a ser dona de cemitério de Rio Tinto e evita retirada de restos mortais

Câmara passa a ser dona de cemitério de Rio Tinto e evita retirada de restos mortais
| Porto
Porto Canal/Agências

A partir desta quarta-feira, a Câmara de Gondomar toma posse administrativa do cemitério da Triana, em Rio Tinto, acabando com a hipótese de ser obrigada a proceder à retirada de restos mortais sepultados desde 2001, escreve, esta segunda-feira, o Jornal de Notícias.

Segundo a mesma fonte, a autarquia tem dez dias para liquidar 50.140 euros ao anterior dono do espaço, verba da indeminização da parcela de 1.757 metros quadrados.

“É um ato administrativo formal simbólico, é a conclusão do processo que se arrasta desde 2005, efetivando a posse da Câmara”, revelou ao mesmo jornal o presidente da Câmara, Marco Martins, acrescentando que só daquela forma é possível “manter inalterada a função social a que se encontra adstrita [a parcelo de terreno], garantindo o respeito pela memória de todos os que ali se encontram sepultados”.

O ato administrativo do cemitério ocorre pelas 11horas.

No início de julho, foi conhecida uma sentença do Tribunal Judicial da Comarca do Porto que obrigava a autarquia a restituir o terreno onde está instalado o cemitério da Triana ao proprietário inicial no estado em que ele se encontrava no momento da venda, uma vez que, segundo a mesma entidade, aquele não podia ter sido vendido à Câmara porque não pertencia a quem fez a venda.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).