As alternativas ao trânsito após aluimento de terras que cortou IC2 em Águeda

As alternativas ao trânsito após aluimento de terras que cortou IC2 em Águeda
DR
| Norte
Porto Canal/Agências

O Itinerário Complementar 2 (IC2) está cortado nos dois sentidos desde terça-feira à noite junto a Macinhata do Vouga, no concelho de Águeda, devido a um aluimento de terras, que não causou vítimas, disse fonte da proteção civil.

“O deslizamento provocou o abatimento de grande parte da estrada, sem causar vítimas, levando ao seu corte total nos dois sentidos”, adiantou à Lusa fonte do Comando Sub-Regional de Aveiro.

De acordo com a mesma fonte, “aquela zona ficou sem energia devido à queda de postes de eletricidade".

Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara de Águeda, Jorge Almeida, disse que o alerta para uma queda de uma árvore, que ficou atravessada na estrada, na zona de Serém de Cima, foi dado cerca das 22:30.

“Quando a GNR chegou ao local a vedação da estrada ainda estava intacta”, referiu o autarca, adiantando que a estrada terá começado a ruir depois disso, num percurso com cerca de 50 metros.

“Estivemos a ver a estrada a desaparecer. Aquilo é uma coisa incrível e inimaginável, com uma dimensão incrível”, disse Jorge Almeida.

O presidente da Câmara disse que, neste momento, a via encontra-se cortado ao trânsito, nos dois sentidos, estando o trânsito pesado a ser desviado desta percurso entre Águeda e Albergaria-a-Velha para "tentar criar o menor impacto ao trânsito de proximidade".

“A alternativa para os automóveis ligeiros são as estradas municipais que passam pelo meio das povoações que são estreitas e com imensas curvas. Para o trânsito pesado isto é impensável”, disse o autarca.

Jorge Almeida confirmou que o aluimento de terras causou também a queda de postes de eletricidade, o que levou ao corte do abastecimento da energia elétrica naquela zona, tendo o serviço sido reposto durante a madrugada.

Os técnicos da Infraestruturas de Portugal já estiveram no local a observar a dimensão dos danos.

“Isto vai obrigar a uma obra muito grande. Estimo que a estrada vai estar interrompida durante largos meses”, disse Jorge Almeida.

O alerta para o deslizamento de terras foi dado às 22h36 de terça-feira.

+ notícias: Norte

Extensão da Linha Amarela do Metro será inaugurada em menos de um mês

A extensão da Linha Amarela da Metro do Porto deverá abrir ao público em menos de um mês. A informação foi avançada esta quarta-feira pelo presidente da empresa Tiago Braga, numa visita à escavação do túnel da nova Linha Rosa que vai ligar o Jardim do Carregal à Praça da Liberdade.

Metro do Porto altera projeto da Linha Rubi para que elétrico continue a circular

A Metro do Porto vai mudar o método construtivo da ponte Ferreirinha, que servirá a Linha Rubi, para deixar passar o elétrico na Rua do Ouro, cuja suspensão tinha sido rejeitada pela Câmara, revelou esta quarta-feira o líder da transportadora.

Detido professor suspeito de dois mil crimes de abuso de crianças na Póvoa de Lanhoso 

Um professor do 1.º Ciclo na Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, distrito de Braga, foi detido pela alegada prática de pelo menos dois mil crimes de abuso sexual de crianças, anunciou esta quarta-feira a Polícia Judiciária (PJ).