Morreu o "Senhor Batatinha". Porto despede-se do ícone das praias

Morreu o "Senhor Batatinha". Porto despede-se do ícone das praias
Redes Sociais
| Porto
Porto Canal

José Alves Leocádio, conhecido carinhosamente como "Batatinha", faleceu aos 82 anos. A marca que deixou nas praias da Foz do Porto e de Matosinhos é indelével e durou por mais de sete décadas, anos em que percorreu os areais a anunciar as famosas batatas fritas à inglesa, tornando-se uma figura icónica e querida pelos portuenses.

O funeral do "Senhor Batatinha" está marcado para sexta-feira, às 10 horas, na Igreja Matriz de Guifões, em Matosinhos, onde familiares e amigos prestarão suas últimas homenagens.

Nascido em Santiago de Figueiró, Amarante, José Alves mudou-se para o Porto aos oito anos. Aos 12, já demonstrava seu espírito empreendedor a vender caramelos. Posteriormente, junto com sua esposa, começou a sua jornada como vendedor ambulante de batatas fritas pelas praias do Porto e Matosinhos.

A sua presença era inconfundível: vestido de branco, com uma boina na cabeça e um saco de papel recheado com suas deliciosas batatas fritas. Por norma, anunciava a sua chegada com uma buzina que ecoava pela praia.

Mesmo nos meses mais frios, quando o negócio nas praias desacelerava, José Alves não desistia. Vendia castanhas assadas na Rotunda da Anémona, em Matosinhos. Sua dedicação e carisma renderam-lhe um lugar especial no coração dos habitantes locais e dos veraneantes que, ao longo dos anos, foram agraciados com suas batatas fritas.

A Câmara do Porto lamenta a morte do ícone e lembra a homenagem ao "Senhor Batatinha", com uma obra na primeira edição da Baluarte – Exposição de Arte Urbana, realizada em setembro do ano passado, em que a figura emblemática é recordada através de um mural.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).