Morreu o "Senhor Batatinha". Porto despede-se do ícone das praias

Morreu o "Senhor Batatinha". Porto despede-se do ícone das praias
Redes Sociais
| Porto
Porto Canal

José Alves Leocádio, conhecido carinhosamente como "Batatinha", faleceu aos 82 anos. A marca que deixou nas praias da Foz do Porto e de Matosinhos é indelével e durou por mais de sete décadas, anos em que percorreu os areais a anunciar as famosas batatas fritas à inglesa, tornando-se uma figura icónica e querida pelos portuenses.

O funeral do "Senhor Batatinha" está marcado para sexta-feira, às 10 horas, na Igreja Matriz de Guifões, em Matosinhos, onde familiares e amigos prestarão suas últimas homenagens.

Nascido em Santiago de Figueiró, Amarante, José Alves mudou-se para o Porto aos oito anos. Aos 12, já demonstrava seu espírito empreendedor a vender caramelos. Posteriormente, junto com sua esposa, começou a sua jornada como vendedor ambulante de batatas fritas pelas praias do Porto e Matosinhos.

A sua presença era inconfundível: vestido de branco, com uma boina na cabeça e um saco de papel recheado com suas deliciosas batatas fritas. Por norma, anunciava a sua chegada com uma buzina que ecoava pela praia.

Mesmo nos meses mais frios, quando o negócio nas praias desacelerava, José Alves não desistia. Vendia castanhas assadas na Rotunda da Anémona, em Matosinhos. Sua dedicação e carisma renderam-lhe um lugar especial no coração dos habitantes locais e dos veraneantes que, ao longo dos anos, foram agraciados com suas batatas fritas.

A Câmara do Porto lamenta a morte do ícone e lembra a homenagem ao "Senhor Batatinha", com uma obra na primeira edição da Baluarte – Exposição de Arte Urbana, realizada em setembro do ano passado, em que a figura emblemática é recordada através de um mural.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: Porto

Estado converte dívida histórica da Metro do Porto e passa a deter 99,9% da empresa

O Estado português passou a deter quase a totalidade da Metro do Porto, com 99,9% das ações, após uma reestruturação financeira que envolveu a conversão de dívida em capital, avança o Jornal de Negócios esta quinta-feira. A operação, no total de mais de 4 mil milhões de euros, resultou num aumento da participação estatal na empresa, diluindo a posição dos sete municípios da AMP e da STCP para apenas 0,1%.

Motoristas TVDE em protesto no Porto por melhores condições de trabalho

Cerca de 20 motoristas de transporte individual de passageiros em veículo descaracterizado (TVDE) concentraram-se esta quinta-feira em frente à Câmara Municipal do Porto para reclamar por mais fiscalização e formação, bem como pela revisão das tarifas de transporte.

Homem detido por usar companheira de preso para introduzir droga na cadeia de Custóias

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, esta quarta-feira, um homem, fora de flagrante delito, por suspeitas de introduzir droga, através de uma peça de vestuário, que uma visitante ia fazer chegar ao seu companheiro, que se encontra preso na cadeia de Custóias.