O que é e como se transmite a hepatite A?

O que é e como se transmite a hepatite A?
| País
Porto Canal

A hepatite A é uma “inflamação do fígado” causada pelo vírus da hepatite a (HAV), segundo a Organização Mundial de Saúde. A doença, ao contrário da hepatite B e C, não é crónica, mas pode causar sintomas debilitantes e, ainda que raramente, causar insuficiência renal, que pode ser fatal.

A forma mais habitual de transmissão acontece quando uma pessoa ingere comida ou água contaminada pelas fezes de alguém infetado. A OMS escreve que a doença está associada a consumos inseguros de água e comida, saneamento inadequado, má higiene pessoal e sexo oral-anal.

O período de incubação é, geralmente, de 14 a 28 dias. Os sintomas podem variar entre ligeiros e graves, e podem incluir febre, indisposição, perda de apetite, diarreia, náuseas, desconforto abdominal.

Os sintomas são mais frequentemente sentidos por adultos. As crianças, principalmente as com idades abaixo de seis anos, não são praticamente afetadas.

Não existe um tratamento específico para a hepatite A. A recuperação pode ser lenta e demorar entre semanas e meses. Não é necessária a pessoa ser hospitalizada excetuando em casos de insuficiência renal.

Existem várias vacinas para a hepatite A disponíveis em todo o mundo.

De acordo com a OMS, a hepatite A surge esporadicamente, com uma tendência para ocorrências cíclicas.

Esta terça-feira, a DGS reportou um surto de 23 casos em Portugal, a maioria homens entre os 20 e 49 anos.

+ notícias: País

Sistema de controlo de fronteiras afetado por problemas no 'datacenter' da AIMA

O sistema de controlo de fronteiras foi esta segunda-feira afetado devido a problemas no arrefecimento do ‘datacenter’ da Agência para a Integração Migrações e Asilo (AIMA), revelou o gabinete do secretário-geral do Sistema de Segurança Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.