IP responde à Câmara do Porto e diz que abate de árvores deveu-se a "condições de segurança"
Porto Canal
A Infraestruturas de Portugal (IP) assegura, em comunicado enviado às redações, que procedeu ao abate de árvores na Rua Maria Lamas junto ao troço da A20 para “garantir as condições de segurança de pessoas e bens que circulam junto a esta via”.
Ver esta publicação no Instagram
A resposta surge após o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, ter acusado a entidade que tutela a VCI de abater árvores, que servem como barreira acústica na Prelada, sem avisar o município.
"Sem que a Câmara Municipal do Porto tivesse sido informada, a IP resolveu deitar abaixo um conjunto extenso de árvores - cerca 60 árvores que ladeiam a VCI [Via de Cintura Interna] - e nós, pura e simplesmente, não fomos informados dessa situação", referiu o independente aos jornalistas.
No esclarecimento, a IP informa também que as árvores em questão estão em "idade avançada e com problemas fitossanitários, estando em causa a estabilidade das mesmas", tendo desenvolvido ao longo dos últimos anos "diversas ações com o objetivo de obter a regeneração das referidas árvores, sem que, no entanto, tenha sido possível reverter a situação".
A entidade ressalva ainda que a intervenção tem por base uma avaliação feita por serviços técnicos e ambientais.