Crescimento do Chega é destaque na imprensa europeia

Crescimento do Chega é destaque na imprensa europeia
Lusa
| Política
Porto Canal/Agências

O Chega quadruplicou o número de deputados eleitos face às últimas eleições legislativas, em 2022, e ultrapassou um milhão de votos. De acordo com os dados provisórios da Secretária-geral do Ministério da Administração Interna, o partido de André Ventura elegeu 48 deputados.

É de referir que os resultados eleitorais ainda não estão fechados, uma vez que ainda falta apurar os quatro mandatos pela emigração. Apesar disso, o crescimento da extrema-direita em Portugal não deixou de ser destaque na imprensa europeia.

"O centro-direita vence por pouco as eleições em Portugal e os ultras exigem entrar no Governo", lê-se num artigo do "El País". O jornal espanhol refere que o partido de André Ventura sugere "libertar o país da extrema-esquerda".

O The Guardian noticia: "Aliança centro-direita reivindica vitória e rejeita papel da extrema-direita”. A publicação inglesa aborda o “enorme impulso para o Chega”, recordando o passado de Ventura como comentador de futebol e anterior “estrela em ascensão no PSD”.

O Dier Spiegel titula: “Mudança para a direita nas eleições legislativas antecipadas em Portugal”. O alemão define Ventura como “o grande vencedor” da noite eleitoral, definido de “amarga” a derrota do partido socialista.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.