Eis o nome de todos os deputados eleitos pelo círculo do Porto

Eis o nome de todos os deputados eleitos pelo círculo do Porto
| Política
Porto Canal

O circulo eleitoral do Porto, onde a Aliança Democrática (AD) venceu o PS com um diferença de cerca de mil votos e o Chega mais do triplicou o número de mandatos, ganhou hoje representação parlamentar do Livre.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Com as 243 freguesias dos 18 concelhos apuradas, a Aliança Democrática (PSD/CDS/PPM) foi a força mais votada com 30,41% dos votos (339.096), elegendo 14 deputados.

Foram 1.012 os votos que separaram a AD do PS que, num círculo eleitoral com 40 mandatos, elegeu 13 deputados com 30,32% dos votos (338.084).

Comparativamente a 2022, a AD manteve o número de deputados eleitos então pelo PSD, enquanto o PS perdeu cinco mandatos.

Na bancada da AD na Assembleia da República ganharam lugar, pelo círculo do Porto, Miguel Guimarães, Nuno Melo (presidente do CDS), Germana Rocha, Óscar Afonso, Alberto Machado, Andreia Neto, Pedro Roque, Francisco Lopes, Olga Freire, Hugo Carneiro, Alberto Fonseca, Ana Gabriela Cabilhas, Pedro Neves de Sousa e Francisco Sousa Vieira.

Já na bancada socialista, o distrito vai ser representado por Francisco Assis, Rosário Gambôa, Manuel Pizarro, João Torres, Patrícia Faro, João Paulo Correia, Isabel Oneto, Tiago Barbosa Ribeiro, Joana Lima, Eduardo Pinheiro, José Carlos Barbosa, Sofia Andrade e Carlos Brás.

O Chega, que em 2022 elegeu pela primeira vez pelo círculo do Porto, mais do que triplicou os deputados eleitos, passando de dois para sete mandatos.

Com 15,33% dos votos (170.910) vão representar o distrito os deputados Rui Afonso, Diogo Pacheco de Amorim, Cristina Rodrigues, José de Carvalho, Marcus Santos, Sónia Monteiro e Raul Melo. Já com 5,74% dos votos (64.050), os liberais elegeram dois deputados, mantendo o número de mandatos de 2022, à semelhança do BE que, com 4,66% dos votos (51.909), também conseguiu dois mandatos.

Na Assembleia da República, os liberais vão ser representados por Carlos Guimarães Pinto e Patrícia Gilvaz, enquanto os bloquistas por Marisa Matias e José Soeiro.

Pela primeira vez no distrito, com 3,35% dos votos (37.319) o Livre conquistou um deputado, elegendo o cabeça de lista pelo Porto, Jorge Pinto.

À semelhança das últimas eleições, a CDU (PCP-PEV) elegeu um deputado, com 2,38% dos votos (26.500). Alfredo Maia vai representar o partido na Assembleia da República.

Tal como se verificou no país, também no distrito do Porto a abstenção diminuiu em comparação com 2022, tendo votado 70,05% dos eleitores inscritos (1.115.025 votantes), contra os 61,98% (984.837 votantes) em 2022.

 

Confira aqueles que foram os cabeça de lista às eleições legislativas pelo círculo do Porto.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.