CNE responde à AD sobre semelhanças nas siglas e esclareceu que o voto "não pode ser repetido".

CNE responde à AD sobre semelhanças nas siglas e esclareceu que o voto "não pode ser repetido".
| Política
Porto Canal

Em meio da polémica que foi lançada depois da Aliança Democrática fazer um apelo à Comissão Nacional de Eleições (CNE), devido a existirem semelhanças com o partido ADN, o órgão lançou um comunicado de esclarecimento, destacando as semelhanças entre as siglas e acrescentando que o voto não pode ser repetido.

"As denominações, siglas e símbolos dos partidos e coligações que constam dos boletins de voto são, como legalmente têm que ser, as que se encontram no registo do Tribunal Constitucional", começa a CNE no comunicado.

"O tema não deve ser abordado nem discutido em dia de eleições, sob pena de tal questão poder consagrar uma violação da lei eleitoral. Nesta sequência, determina-se que os órgãos de comunicação social cessem qualquer referência a quaisquer candidaturas ou partidos políticos a respeito deste tema", refere o órgão.«.

Sobre a repetição de votos, a CNE esclareceu que o voto "depois de depositado na urna não pode ser repetido".

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.