Marcelo apela ao voto e diz que é possível encontrar "muitas semelhanças entre as eleições de 2022 e 2024"

Marcelo apela ao voto e diz que é possível encontrar "muitas semelhanças entre as eleições de 2022 e 2024"
| Política
Porto Canal

O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa falou ao país no início da noite deste sábado, em véspera da ida às urnas este domingo para as eleições legislativas deste ano. "Apelo ao vosso voto a pensar no futuro deste país", disse, acrescentando que são muito semelhantes as preocupações entre as eleições de 2022 e as de 2024.

"Hoje, as três grandes preocupações são muito semelhantes às que dominaram 2022", declarou o Presidente da República a partir de Belém.

"Em 2022, as preocupações eram três: duas claramente expressas e outra tratada a meia voz. As claramente expressas eram a recuperação de economia depois de dois anos de covid-19, outra os efeitos dessa recuperação na vida das pessoas, em particular no seu poder de compra e na saúde, que tinha tido de adiar cuidados pela urgência do combate à pandemia", disse, acrescentando que "hoje, as três grandes preocupações são muito semelhantes às de 2022".

"Duas expressões, uma terceira pensada por todos, mas falada por muito poucos. As duas expressas são, uma, a urgência de acelerar a recuperação da economia, sacrificada pela guerra em 2022, reiniciada em 2023, mas agora à espera do que se passe no mundo e na Europa".

Marcelo Rebelo de Sousa apelou ao voto a todos pela importância das mudanças e instabilidade política atual, recordando no seu discurso todo o panorama internacional das guerras na Ucrânia e no Oriente. 

"Um voto desperdiçado nunca é compensado mais tarde. Só o vosso voto decide e é a palavra final", declarou, informando que é "nestes momentos que é mais importante votar".

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.