Quatro linhas de autocarro de Matosinhos vão mudar numeração

Quatro linhas de autocarro de Matosinhos vão mudar numeração
| Norte
Porto Canal

Quatro linhas da nova rede Unir que mantinham a numeração antiga da rede Maré, sobretudo em Matosinhos, vão mudar a numeração de três para quatro dígitos na segunda-feira, anunciou esta quinta-feira a operadora Vianorbus.

"Infomamos que as linhas 116, 121, 128 e 134 serão substituídas pelas novas linhas da rede Unir da Área Metropolitana do Porto [AMP]", pode ler-se num comunicado hoje publicado pela Vianorbus, que opera no lote da Unir que serve os concelhos de Matosinhos, Maia e Trofa, no distrito do Porto.

Assim, a linha 116 passará a designar-se 5012, com operação entre Freixieiro (Ribelas) e Senhora da Hora (Metro), com "novos horários, reforço de amplitude e oferta, percurso igual".

Quanto à linha 121, passará a designar-se 5010, entre Ermesinde (Maiashopping) e Matosinhos (Mercado), com "novos horários aos fins de semana e percurso igual em dias úteis".

A linha 124 passará a designar-se 5021, entre Aeroporto (Botica) e Sete Bicas (Metro), com "novos horários, percurso novo na Senhora da Hora e o novo término em Sete Bicas substitiu Viso".

Por fim, a linha 128 passará a ser a 5024, entre a Lionesa e Porto (Casa da Música), com "horário similar e percurso sempre via Carvalhido".

 

Na segunda-feira, quanto à mudança da designação das linhas nos concelhos da Maia e de Matosinhos, que mantiveram a numeração que já existiam nas concessões anteriores da Maré e Maia Transportes, a AMP referiu à Lusa que esta "ocorrerá quando estiverem reunidos os meios para a implementação em pleno do novo serviço", já que está "previsto um aumento expressivo da oferta nos municípios".

A AMP apontou ainda que a rede de autocarros Unir, que opera há três meses, está a ter uma "implementação gradual" dos novos horários, prevendo ainda uma resolução breve de outras faltas de informação, segundo respostas à Lusa.

"Em resultado da identificação da necessidade de reforço da oferta em diversas linhas no arranque da operação, verifica-se uma implementação gradual de todas as viagens adicionais previstas", pode ler-se numa resposta de fonte oficial da AMP à Lusa, após ser questionada se todos os horários já estavam a ser cumpridos.

Quanto aos veículos em operação, a Lusa questionou quantos faltavam entrar ao serviço, e a AMP respondeu que "os operadores dispõem de frota suficiente para a realização da operação, ainda que não estejam ao serviço todos os autocarros da frota definitiva".

De acordo com uma reportagem da SIC feita com o presidente da AMP, Eduardo Vítor Rodrigues, faltam pôr em operação 120 de 750 autocarros em circulação na rede Unir.

A AMP refere ainda não ter informação de falta de motoristas por parte dos cinco operadores, "com exceção do reforço necessário para fazer face ao aumento da oferta solicitado", referindo também que não teve mais conhecimento de episódios de vandalismo contra autocarros da rede.

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