Gaia vai divulgar denúncias de más práticas nas reuniões do executivo

Gaia vai divulgar denúncias de más práticas nas reuniões do executivo
| Norte
Porto Canal/Agências

As denúncias que cheguem ao município de Vila Nova de Gaia, mesmo as anónimas, sobre a gestão da autarquia passam a partir desta segunda-feira a ser levadas a reunião de câmara, anunciou o presidente do executivo.

Numa declaração política no pronto prévio da reunião desta segunda-feira, Eduardo Vítor Rodrigues explicou a decisão, enfatizando incluir até as anónimas, como a que gerou uma acusação do Ministério Público pelo convite a representantes institucionais para dois jogos de futebol, em 2016, no âmbito da participação da Câmara Municipal de Gaia na Fundação PortoGaia, que gere o Centro de Estágio.

“Por estas e por outras, decidi que a partir de hoje passarei a incluir na agenda da reunião de câmara todas as denúncias que nos cheguem, desde logo as anónimas, para conhecimento de todos. Se uma denúncia anónima se assemelha a um documento de Estado e parece quase seguramente gerar um processo, então importa que se saiba o que está em causa para todos”, lê-se no documento a que a Lusa teve acesso.

Para o autarca, desta forma “os indignos que usam o anonimato passam a ter novo palco, toque a quem tocar”, enfatizando que não se pode “estar a arder em lume brando perante a degradação das instituições e de quem as serve”.

A Procuradoria-Geral Regional do Porto (PGRP) acusou em fevereiro o presidente da câmara de prevaricação, peculato e falsificação de documentos, num processo relacionado com contratação pública para assistir a jogos da Liga dos Campeões. Na nota divulgada acrescentava acusações a um vice-presidente [Patrocínio Azevedo] e à secretária da presidência da mesma autarquia [Marta Santos].

“Claro que vamos contestar em sede de instrução”, reforçou Eduardo Vítor Rodrigues na reação de hoje, referindo que “esta prática era comum e alargada, pelo menos desde a criação da Fundação PortoGaia, em 1999, para a qual a câmara assumiu cerca de 20 milhões de euros” e que a contestação só surgiu em 2016 “por forças partidárias outrora poder e por cartas anónimas”.

“Foram muitos os presidentes de junta e muitos outros representantes institucionais que acompanharam a vida da fundação dessa forma”, continua o autarca socialista para quem “não há nenhuma irregularidade formal ou substancial, sendo um processo de oferta institucional, como ocorre com a oferta de livros, material institucional, bilhetes para concertos e eventos (Marés Vivas, Dias da Dança, FITEI, viagem ao Oceanário, visitas à BTL, ao MIPIN e outros eventos que se inscrevem no âmbito da vida institucional do concelho), sempre com critérios de equidade e de representação institucional do município”.

Ainda neste âmbito, a maioria PS reprovou a proposta de recomendação dos vereadores do PSD, Rui Rocha Pereira e Isabel Sousa, que esta segunda-feira iniciou funções após a saída de Cancela Moura, para que a câmara se constituísse assistente e se avançasse com a dedução do pedido de indemnização cível.

Pela parte da maioria socialista, o vereador José Guilherme Aguiar refutou a pretensão, defendendo que os “factos não constituem qualquer tipo de crime”.

+ notícias: Norte

Homem morre após acidente de trator em Viseu

Um homem, perdeu a vida na sequência de um acidente com um trator, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São João de Lourosa, em Viseu, adiantou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Viseu Dão Lafões, em Viseu.

Homem fica preso entre camião e muro em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho fez uma vítima, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Atualização do estado da vítima do acidente em trabalho em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho que provocou um atropelamento, fez uma vítima grave, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.