Portugal perdeu mais de 70 mil tanques de água. Lisboa foi a pior região

Portugal perdeu mais de 70 mil tanques de água. Lisboa foi a pior região
| País
Porto Canal

A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) divulgou os números do desperdício de água, a nível nacional, relativos ao ano de 2022. Foram contabilizadas menos 6,8% de perdas em relação a 2021, mas ainda há 76 concelhos em nível insatisfatório.

As perdas reais em 2022 foram de 184 mil milhões de litros, o que, de acordo com o divulgado pelo Jornal de Notícias, corresponde a 73 mil tanques de água, ou seja, a piscinas olímpicas.

Ainda que Portugal tivesse conseguido melhorar os números em 6,8%, em relação a 2021 (cujas perdas foram de 197 mil milhões de litros de água), existem ainda 76 concelhos com nível “insatisfatório”, sendo que a região sul é a que apresenta maior carência.

A ERSAR contabilizou as perdas, analisando-as por município e catalogando-as por cores, sendo que, deste estudo, resultam 76 concelhos a vermelho, grande parte na região de Lisboa. A liderar as perdas estão Loures e Odivelas, geridos por uma empresa intermunicipal.

Existem ainda 68 concelhos a amarelo e 124 a verde, sendo que os municípios que menos contribuem para o desperdício são Santo Tirso e Trofa, concessionados à Indaqua.

+ notícias: País

DGS avisa que frio aumenta risco de agravamento de doenças crónicas

A Direção-Geral da Saúde (DGS) alertou, esta terça-feira, para os cuidados a ter por causa do frio, lembrando que a descida das temperaturas aumenta o risco de agravamento de doenças crónicas e pedindo à população que se proteja.

Presidente da República convoca Conselho de Estado para 9 de janeiro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, convocou o Conselho de Estado para 9 de janeiro para analisar a situação internacional e, em particular, na Ucrânia, lê-se numa nota divulgada esta terça-feira.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".