Cultura em Expansão assinala 10 anos com espetáculos e oficinas no Porto

Cultura em Expansão assinala 10 anos com espetáculos e oficinas no Porto
| Norte
Porto Canal / Agências

O programa Cultura em Expansão, da Câmara Municipal do Porto, assinala 10 anos em 2024 e arranca em pleno sábado com a atuação de Lavoisier na Capela de São José, do Centro Juvenil de Campanhã, anunciou a autarquia.

“Num ano em que assinala dez anos de existência, o programa volta a apostar na continuidade e aprofundamento de relações com os seus territórios centrais e diferentes estruturas e coletivos artísticos da cidade, apresentando mais de 70 espetáculos e oficinas de diferentes áreas artísticas, sempre com entrada gratuita”, lê-se num comunicado.

O pontapé de saída do Cultura em Expansão é dado no próximo sábado, às 19h00 horas, com a atuação de Lavoisier na Capela de São José, do Centro Juvenil de Campanhã.

No dia 14, acontece o concerto de apresentação do álbum de estreia dos Duques do Precariado, no auditório do Grupo Musical de Miragaia.

A atuação do alemão FM Einheit está agendada para dia 15 de março, na Associação de Moradores da Bouça, e a 16 de março o espetáculo dos Retimbrar acontece na Associação de Moradores da Pasteleira.

Ainda este mês de março a Câmara do Porto destaca o espetáculo "Orillas Porteñas - Tablao Flamenco", que une os músicos Fernanda de Córdoba e José El Pajaro Ausina, à ‘bailaora Francisca Durão e artistas locais, num espetáculo que irá circular por diferentes bairros do Porto, bem como a atuação de Ana Lua Caiano e a primeira Feira do Livro de Campanhã.

O Cultura em Expansão acontece também em Miragaia e ao longo do ano está previsto apresentar, por exemplo, o espetáculo "Exercício para performers medíocres" de Tita Maravilha e dois cineconcertos para toda a família, um com Tó Trips (07 de abril) e outro com Manuel João Vieira (22 de setembro).

O polo de Miragaia vai receber também o projeto de investigação "Memoratório… Miragaia foi à Guerra", com a antropóloga Maria José Lobo Antunes, bem como oficinas de cerâmica, pintura de azulejos, ‘kamishibai’ e de máscaras.

A Bouça, por seu turno, recebe o novo espetáculo do Grupo Operário do Ruído, com direção musical de António Serginho e Carlos Guerreiro, e o projeto “Obras Portuenses da Década de 20”, com os compositores Fátima Fonte, Fernando Lapa e Rui Penha.

No Bairro da Pasteleira, o município destaca as atuações de Prétu/Xullaji, rotas previstas para as ruas do bairro com músicos e um contador de histórias e o projeto "Frente-a-frente", que vai reunir Inês Campos e Vahan Kerovpyan a um habitante do território.

O Bairro Pinheiro Torres vai receber espetáculos da programação do Teatro do Frio, que regressa àquele bairro com diferentes projetos, entre os quais "Este lugar que é o meu", guiado pelo rapper Deau e destinado a jovens da Escola Leonardo Coimbra – Filho.

As propostas resultam do trabalho de programação das quatro estruturas parceiras do Cultura em Expansão: Sonoscopia (Bouça), Confederação (Miragaia), Teatro do Frio (Pasteleira) e Visões Úteis (Campanhã).

No âmbito da programação satélite, para a celebração da Revolução de Abril, está previsto um concerto que vai juntar Luca Argel ao Grupo de Canto Alentejano do Orfeão Universitário do Porto, destacando-se ainda uma nova criação do Grupo de Teatro Comunitário do Bonfim – "A Democracia é um Ensaio! Utopias à Escuta" – e o projeto "Enxerto", que irá promover o trabalho colaborativo entre a Banda Marcial da Foz do Douro e Nuno Aroso.

Para celebrar os dez anos, o Cultura em Expansão vai lançar uma série de dez testemunhos em vídeo, da autoria do realizador Vasco Mendes.

+ notícias: Norte

Homem morre após acidente de trator em Viseu

Um homem, perdeu a vida na sequência de um acidente com um trator, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São João de Lourosa, em Viseu, adiantou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Viseu Dão Lafões, em Viseu.

Homem fica preso entre camião e muro em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho fez uma vítima, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Atualização do estado da vítima do acidente em trabalho em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho que provocou um atropelamento, fez uma vítima grave, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.