Projeto da UTAD quer ajudar a combater obesidade infantil em Vila Real

Projeto da UTAD quer ajudar a combater obesidade infantil em Vila Real
| Norte
Porto Canal / Agências

Investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vão acompanhar 20 crianças e jovens no âmbito de um projeto que visa reduzir o excesso de peso, combinando a prática desportiva com educação alimentar, foi anunciado, esta segunda-feira.

A academia localizada em Vila Real disse, em comunicado, que este é o segundo distrito com maior prevalência de obesidade no país.

Nesse sentido, a UTAD anuncia a implementação do projeto “Da obesidade infantil ao peso saudável: abordagem multidisciplinar como elemento-chave no tratamento desta epidemia nos cuidados de saúde primários” e explica que os investigadores vão acompanhar 20 utentes, entre os entre os 11 e os 13 anos, diagnosticados com excesso de peso e acompanhados pela Unidade Saúde Familiar Corgo, em Vila Real.

O programa vai combinar a prática supervisionada de modalidades desportivas e sessões de educação alimentar, sendo esta, segundo acrescenta universidade, a solução para “reduzir o excesso de peso e melhorar o perfil cardiovascular e metabólico de crianças e adolescentes em Vila Real”.

“Outro foco da nossa intervenção prende-se com mitigar o impacto negativo da obesidade infantil como causa, consequência ou fator perpetuador das comorbilidades psicológicas e emocionais. Paralelamente, queremos promover o desenvolvimento das capacidades de interação social das crianças envolvidas e, assim, combater a sua discriminação”, afirma Sandra Fonseca, coordenadora do projeto, citada no comunicado.

A equipa de investigadores vai, durante meio ano, procurar aumentar os níveis de literacia alimentar e de atividade física de crianças e adolescentes, de ambos os géneros.

De acordo com os dados mais recentes do estudo sobre obesidade infantil - “Childhood Obesity Surveillance Initiative (COSI)” - em Portugal a prevalência de excesso de peso era de 31,9% em 2022, com 13,5% a apresentarem já obesidade.

O projeto resulta de uma parceria entre a UTAD, a Unidade de Saúde Familiar Corgo, inserida na Unidade Local de Saúde Trás-os-Montes e Alto Douro, e a Câmara Municipal de Vila Real.

+ notícias: Norte

Homem morre após acidente de trator em Viseu

Um homem, perdeu a vida na sequência de um acidente com um trator, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São João de Lourosa, em Viseu, adiantou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Viseu Dão Lafões, em Viseu.

Homem fica preso entre camião e muro em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho fez uma vítima, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Atualização do estado da vítima do acidente em trabalho em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho que provocou um atropelamento, fez uma vítima grave, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.