CDU alerta para aumento de alunos sem alimentação "decente" em casa em Braga

CDU alerta para aumento de alunos sem alimentação "decente" em casa em Braga
| Norte
Porto Canal / Agências

O vereador da CDU na Câmara de Braga, Vítor Rodrigues, alertou hoje para o alegado aumento do número de alunos do concelho que só conseguirá ter uma alimentação “decente” na escola, dada a carência económica dos respetivos agregados familiares.

Falando durante a reunião quinzenal do executivo, Vítor Rodrigues disse que aquela preocupação lhe foi transmitida numa reunião com a Federação das Associações de Pais do concelho de Braga.

“A segunda-feira é o dia em que menos comida sobra nas cantinas, e este é um sinal claro de uma situação social que se agrava”, referiu.

Para o comunista, “a única refeição decente” que muitos alunos conseguem ter é na escola.

“Em casa não conseguem e, por isso, à segunda-feira têm mais fome”, apontou, dando ainda conta de um crescimento “muito significativo” do número de alunos reportados à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.

Admitiu que isto pode ser o reflexo da evolução negativa da situação económica das famílias, designadamente resultante da subida dos preços da habitação e pediu à câmara para prestar atenção a esta realidade, em articulação com os agrupamentos de escolas.

Na resposta, a vereadora da Educação, Carla Sepúlveda, disse não ter informação sobre aquele fenómeno, sublinhando que vai tentar perceber o que se passa.

Disse ainda que “na maior parte dos dias” a comida das cantinas sobra.

“Não tenho qualquer relato da Federação de Pais, nunca nos fizeram chegar essa preocupação, vamos estar atentos e tentar perceber se é por não comerem [em casa que segunda-feira é o dia em que a comida menos sobra”, referiu.

+ notícias: Norte

Novos dados. Homem morre atropelado por autocarro num passeio em Braga

Um autocarro dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) atropelou mortalmente um homem em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Cávado.

Vão nascer 30 novas casas de renda acessível no Marco de Canaveses

Marco de Canaveses vai construir 30 apartamentos de renda acessível, em Rio de Galinhas, casas que se vão juntar às 61 já em construção na sede do concelho, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, segundo o município.

Carro consumido pelas chamas na A1 em Santa Maria da Feira

Um automóvel foi consumido pelas chamas na Autoestrada 1 no sentido Norte-Sul, ao quilómetro 276, em Santa Maria da Feira.