CDU alerta para aumento de alunos sem alimentação "decente" em casa em Braga

CDU alerta para aumento de alunos sem alimentação "decente" em casa em Braga
| Norte
Porto Canal / Agências

O vereador da CDU na Câmara de Braga, Vítor Rodrigues, alertou hoje para o alegado aumento do número de alunos do concelho que só conseguirá ter uma alimentação “decente” na escola, dada a carência económica dos respetivos agregados familiares.

Falando durante a reunião quinzenal do executivo, Vítor Rodrigues disse que aquela preocupação lhe foi transmitida numa reunião com a Federação das Associações de Pais do concelho de Braga.

“A segunda-feira é o dia em que menos comida sobra nas cantinas, e este é um sinal claro de uma situação social que se agrava”, referiu.

Para o comunista, “a única refeição decente” que muitos alunos conseguem ter é na escola.

“Em casa não conseguem e, por isso, à segunda-feira têm mais fome”, apontou, dando ainda conta de um crescimento “muito significativo” do número de alunos reportados à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.

Admitiu que isto pode ser o reflexo da evolução negativa da situação económica das famílias, designadamente resultante da subida dos preços da habitação e pediu à câmara para prestar atenção a esta realidade, em articulação com os agrupamentos de escolas.

Na resposta, a vereadora da Educação, Carla Sepúlveda, disse não ter informação sobre aquele fenómeno, sublinhando que vai tentar perceber o que se passa.

Disse ainda que “na maior parte dos dias” a comida das cantinas sobra.

“Não tenho qualquer relato da Federação de Pais, nunca nos fizeram chegar essa preocupação, vamos estar atentos e tentar perceber se é por não comerem [em casa que segunda-feira é o dia em que a comida menos sobra”, referiu.

+ notícias: Norte

“Ato fora da lei”. Homem atravessa o Rio Douro numa corda perante desconhecimento das autoridades

Um homem foi filmado, durante a tarde deste sábado, a atravessar o Rio Douro num cabo que liga a margem de Vila Nova de Gaia ao Porto. Contactada pelo Porto Canal, a nona esquadra da Polícia de Segurança Pública (PSP) do Porto assegurou, inicialmente, tratar-se este de um evento que decorre durante o fim-de-semana, um cenário refutado momentos depois.

Golfinho ferido com gravidade resgatado na Ria de Aveiro pela GNR

Um golfinho foi resgatado das pedras do molhe do Norte na Barra de Aveiro, no dia 9 de abril, por uma Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF) da Guarda Nacional Republicana.

Suspensas buscas do jovem desaparecido no mar da praia da Costa Nova 

AS buscas do jovem de 19 anos que desapareceu este domingo no mar da praia da Costa Nova, em Ílhavo (Aveiro), vão ser suspensas ao final do dia, anunciou a Autoridade Marítima Nacional.