Norte com o maior número de ocorrências devido ao mau tempo

Norte com o maior número de ocorrências devido ao mau tempo
Porto Canal
| Norte
Porto Canal/Agências

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) contabilizou 33 ocorrências durante a noite passada devido ao mau tempo, sobretudo na região Norte e relacionadas com limpezas de via, sem registo de feridos.

Segundo avançou à agência Lusa o oficial de operações José Rodrigues, entre as 19h00 de sábado e as 9h30 deste domingo foram registadas 33 ocorrências associadas às condições meteorológicas adversas, sobretudo na região Norte e, particularmente, na sub-região do Alto Tâmega e Barroso.

Das 33 ocorrências registadas, 70% (23) foram de limpezas de via: “Tem a ver com a deslocação de massas, seja terrenos, sujidade ou lamas acumuladas, em que houve necessidade de os operacionais limparem as vias para se poder voltar a ter as estradas transitáveis”, explicou o responsável da ANEPC.

Seguiram-se cinco ocorrências de quedas de árvores, três de movimentação de terrenos, uma de inundações e outra relacionada com infraestruturas.

No total, estiveram envolvidos 92 operacionais, apoiados por 46 meios terrestres.

Considerando o período desde o início do alerta emitido pela ANEPC face às previsões de mau tempo, com vento forte, agitação marítima e queda de neve – que vigora desde as 0h00 de sábado até às 23h59 deste domingo – foram contabilizadas 215 ocorrências, envolvendo 731 operacionais, apoiados por 307 meios terrestres.

Segundo José Rodrigues, as ocorrências “com maior expressão” desde as 0h00 de sábado são quedas de árvores e limpezas de via, sobretudo no Norte e no Centro/Norte de Portugal, “praticamente tudo a norte a norte do Tejo”.

Relativamente à embarcação de pesca encalhada no concelho de Peniche, a ANEPC diz que se mantém no local do naufrágio, continuando “a aguardar-se uma oportunidade ou para remoção por reboque, ou para remoção para terra, para desmantelar”.

“Está no âmbito da Autoridade Marítima, a aguardar que seja apresentada uma proposta por parte do seguro e do armador”, disse.

+ notícias: Norte

“Ato fora da lei”. Homem atravessa o Rio Douro numa corda perante desconhecimento das autoridades

Um homem foi filmado, durante a tarde deste sábado, a atravessar o Rio Douro num cabo que liga a margem de Vila Nova de Gaia ao Porto. Contactada pelo Porto Canal, a nona esquadra da Polícia de Segurança Pública (PSP) do Porto assegurou, inicialmente, tratar-se este de um evento que decorre durante o fim-de-semana, um cenário refutado momentos depois.

Golfinho ferido com gravidade resgatado na Ria de Aveiro pela GNR

Um golfinho foi resgatado das pedras do molhe do Norte na Barra de Aveiro, no dia 9 de abril, por uma Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF) da Guarda Nacional Republicana.

Suspensas buscas do jovem desaparecido no mar da praia da Costa Nova 

AS buscas do jovem de 19 anos que desapareceu este domingo no mar da praia da Costa Nova, em Ílhavo (Aveiro), vão ser suspensas ao final do dia, anunciou a Autoridade Marítima Nacional.