Câmara do Porto aguarda visto do TdC para avançar com contrato da videovigilância

Câmara do Porto aguarda visto do TdC para avançar com contrato da videovigilância
CM Porto
| Porto
Porto Canal / Agências

A Câmara Municipal do Porto aguarda o visto do Tribunal de Contas (TdC) para avançar com o contrato que prevê a instalação de mais 117 câmaras de videovigilância na zona ocidental e oriental da cidade, foi esta quinta-feira revelado.

Em resposta à agência Lusa, a autarquia esclareceu que o novo contrato, adjudicado no final do ano passado à empresa Soltráfego, ainda não está a ser executado, “pois aguarda pelo visto do Tribunal de Contas”.

A Câmara do Porto aguarda pela pronúncia do Tribunal de Contas para iniciar o contrato, que prevê a implementação do sistema de videovigilância “no prazo máximo de 180 dias”.

As novas 117 câmaras de videovigilância vão ser instaladas na zona ocidental e oriental da cidade, nomeadamente, em arruamentos na zona da Asprela, Campanhã, Estádio do Dragão, Pasteleira e Diogo Botelho.

Em 04 de dezembro de 2023, o executivo municipal aprovou por maioria adjudicar à Soltráfego a aquisição e manutenção do sistema de videovigilância por 1,9 milhões de euros.

Com um preço base de 2,4 milhões de euros, o concurso público foi lançado em julho, ao abrigo de um protocolo de colaboração estabelecido entre o município e a Polícia de Segurança Pública (PSP).

Este concurso soma-se a um primeiro lançado pela autarquia e também adjudicado à Soltráfego em outubro de 2022 para a aquisição e manutenção do sistema de videovigilância composto por 79 câmaras.

O sistema de videovigilância começou a funcionar a 22 de junho do ano passado e abrange artérias e espaços públicos da baixa da cidade, nomeadamente, na União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória.

A videovigilância funciona 24 horas por dia e todos os dias da semana, sendo que o chefe da área operacional do Comando Metropolitano da PSP é responsável pela conservação e tratamento dos dados.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).