Temperaturas vão baixar. Prepare-se para a meteorologia dos próximos dias

Temperaturas vão baixar. Prepare-se para a meteorologia dos próximos dias
| Norte
Porto Canal

A chuva e as descidas da temperatura vão roubar o protagonismo ao célebre 'Sol de Inverno', a partir desta quinta-feira, com especial foco no Norte do país.

Para a Região Norte, espera-se a previsão de “períodos de chuva, passando gradualmente a aguaceiros fracos a partir do meio da manhã, tornando-se pouco frequentes a partir do meio da tarde”.

O vento deverá correr desde noroeste a uma velocidade moderada até meio da manhã, altura em que começa a soprar a mais de 30km/h. A partir da tarde, em especial no litoral e nas terras altas, as rajadas podem ultrapassar os 70km/h, tendência que deverá enfraquecer ao final do dia.

As temperaturas máxima na região variam entre os 9ºC e os 15ºC e as mínimas rondam entre os 10ºC e os -1ºC. O distrito mais afetado pelas descidas registadas no termómetro é a Guarda, havendo previsão de temperaturas negativas. 

O distrito do Porto tem previsão de “descida da temperatura máxima”, para esta quinta-feira. As mínimas são de 7ºC e as temperaturas máximas marcam os 14ºC.

As temperaturas mínimas devem ainda baixar para os 5ºC este sábado, dia em que o distrito vai estar sob alerta laranja devido à agitação marítima.

Alerta laranja devido à agitação marítima
Quatro distritos do continente vão estar sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima, este sábado, prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 6 metros, informou esta quinta-feira o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos do Porto, Viana do Castelo, Braga e Aveiro começam com aviso amarelo às 21h00 desta quinta-feira, passando depois a laranja às 06h00 de sábado.

A partir das 21h00 de sábado, os quatro distritos voltam a estar sob alerta amarela, por causa do ondulação.

As recomendações do SNS:
<0ºC – evite sair à rua e expor-se ao frio extremo
0ºC/5ºC – tenha cuidado com a formação de gelo, já que pode provocar quedas
5ºC/10ºC – prefira sopas e bebidas quentes e use luvas, cachecol, gorro para proteger as extremidades
10ºC/15ºC – agasalhe-se e hidrate-se

+ notícias: Norte

Requalificada Variante da Encosta em Braga com 7km de extensão

Já estão concluídas as obras de requalificação integral da Variante da Encosta, entre a Avenida João II e a Avenida Alfredo Barros, em Braga, informou, esta segunda-feira, a Câmara Municipal.

Camião que transportava produtos alimentares tomba e condiciona A1 na Feira

Um veículo pesado de mercadorias tombou, na tarde desta segunda-feira, na A1, no sentido Porto-Lisboa, na freguesia de S. Paio de Oleiros, em Santa Maria da Feira, confirmou ao Porto Canal o Comando Sub-Regional do Porto (CDOS).

Trabalhador de concessionária morre atropelado por carro na A7

Um homem de 53 anos de idade morreu atropelado por um veículo ligeiro, na tarde desta segunda-feira, na A7, junto à freguesia de Oliveira Santa Maria, em Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave.