Coliseu do Porto com programação repleta de homenagens aos 50 anos de liberdade e a Camões 

Coliseu do Porto com programação repleta de homenagens aos 50 anos de liberdade e a Camões 
| Porto
Porto Canal / Agências

A programação de 2024 da sala que recebeu o 'General sem medo', de Humberto Delgado, em 1958, associa-se às celebrações da Revolução dos Cravos, com destaque para a evocação do último concerto de José Afonso, em 1983.

A celebração começa a 23 e 24 de março pela voz de Sérgio Godinho, que sobe ao palco acompanhado pelos Assessores para apresentar 'Liberdade25', um espetáculo que visita o reportório "mais politicamente engajado" de Sérgio Godinho e de onde sobressai a canção 'Liberdade', composta para o álbum 'À Queima Roupa', de 1974.

O caminho para a Liberdade continua a 28 de março, quando o Coliseu se associa à editora Zigurate, de Carlos Vaz Marques, para apresentar um encontro de escuta das canções da revolução e um debate sobre a situação política e cultural que antecedeu o 25 de Abril.

'A Revolução antes da Revolução - O ano que mudou a música popular portuguesa', novo livro de Luis de Freitas Branco sobre o papel da música no derrube da ditadura, leva ao palco do Coliseu o disco 'Mudam-se os Tempos, Mudam- se as Vontades', de José Mário Branco, registando "o fervilhar cultural" que antecedeu a revolução, entre 1971 e 1973.

A 29 de junho, vai-se ouvir 'Grândola Vila Morena', uma das senhas da revolução, de José Afonso, que será lembrado num espetáculo em parceria com a Associação José Afonso e de evocação do seu último concerto, dado a 25 de maio de 1983, rodeado de amigos e com um preço simbólico, um pedido do cantor, de 500 escudos.

Os 'Mantras' do Coliseu, iniciados em 2023 e que convidam a "momentos de reflexão" sobre os mais variados temas, voltam este ano com três meses de discussão sobre "os valores de Abril", as Migrações e a comemoração dos 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões.

Assim, de 13 a 18 de maio, os Mantras convidam à reflexão sobre as migrações com um ciclo de cinema, em parceria com o Porto/Post/Doc e que inclui também conversas e debates.

Também inserido nos Mantras, a 23 de abril, o Coliseu convida a um debate "sobre o tema que teima em não sair da ordem do dia, e sobre o que é especialmente útil (re)pensar nos 50 anos da Liberdade: os limites e a liberdade do humor”.

A 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, assinalando os 500 anos do nascimento de Luís de Camões, o Coliseu leva a debate a importância do autor de "Os Lusíadas" e da sua obra, da língua portuguesa e das novas linguagens.

A programação do Coliseu do Porto para este ano está marcada para 160 espetáculos de dança, música, dança e ópera e de colaborações com os vários festivais da cidade.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).