Novo vídeo mostra momento exato em que Montenegro é atingido por tinta
Porto Canal
Relatos iniciais davam conta que Luís Montenegro tinha sido atingido esta quarta-feira de manhã por um balão de tinta verde. Imagens recentemente divulgados permitem identificar o autor da ação de protesto e comprovam que na realidade foi utilizada uma lata de tinta virada na cabeça do líder social democrata.
Luís Montenegro acaba de levar com um balde de tinta verde por parte de um maluco do clima.
— Gonçalo Sousa (@TopGoncaloSousa) February 28, 2024
Quando é que esta gente vai começar a pagar pelas consequências dos seus atos? Isto é uma vergonha autêntica. pic.twitter.com/Q9pMWNVW9G
De acordo com o 'Notícias ao Minuto', o ativista fará parte do movimento 'Fim ao Fóssil', pertencente à associação Greve Climática Estudantil Lisboa. Uma representante avançou ao jornal online que têm conhecimento de cinco ativistas retidos pelas autoridades no local.
Através da rede social Telegram, o Fim ao Fóssil escreveu que "nenhum partido tem um plano adequado à realidade climática", acrescentando que "nenhum programa político prevê como vamos fazer a transição justa nos prazos da ciência. Vivemos em emergência climática. Nenhum partido tem legitimidade para criar governo se continuar a ignorar a maior crise que a humanidade já enfrentou".
Decorria uma ação de campanha na Bolsa de Turismo de Lisboa quando Luís Montenegro foi atingido na cara por tinta verde, naquela que foi uma ação levada a cabo por ativistas climáticos.