Quem é Elisabete Sousa, a “candidata-surpresa” que promete baralhar as eleições?

Quem é Elisabete Sousa, a “candidata-surpresa” que promete baralhar as eleições?
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Porto Canal

Na Via Norte, na Maia, foi colocado um cartaz com o slogan “Elisabete Sousa ‘24. Por um Portugal onde o ordenado mínimo são €5.000!”. Apesar de não ser feito um apelo direto ao voto, milhares de automobilistas que por ali passam terão já assumido estar perante uma candidatura às eleições legislativas de 10 de março. Mas Elisabete Sousa não vai figurar nos boletins de voto onde os portugueses vão escolher os seus representantes na Assembleia da República, não fosse ela na realidade uma personagem criada por uma conta paródia na rede social X. Os outdoors foram colocados na Avenida AEP e outros locais do Porto, bem como em Lisboa.

Os utilizadores mais assíduos do antigo Twitter ter-se-ão já “cruzado” com alguma publicação de ‘Elisabete Sousa’. Este perfil conta com mais de 16 mil seguidores onde se incluem respeitadas personalidades portuguesas das mais diversas áreas e quadrantes políticos.

 
 
 
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Mas quem é Elisabete Sousa?

 

 

O perfil é de uma pessoa "fictícia" e a foto utilizada, feita com recurso a inteligência artificial, resulta de uma mistura de traços do rosto de Jerónimo de Sousa e de Catarina Martins, o antigo líder do partido comunista português e a ex-coordenadora do Bloco de Esquerda.

Na sua biografia apresenta-se, em linguagem inclusiva, como “lutadorX”, “FilhX de Abril” e uma candidata à Eleições Presidenciais de 2026 para quem a “liberdade de expressão e opiniões de direita são conceitos contraditórios”.

Fazendo referência à sua formação em Filosofia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, tem ‘O Capital’ de Marx como livro favorito e define a tolerância como uma das suas maiores qualidades. Confessa também que o seu maior sonho é retirar “o direito de voto à extrema-direita (IL, Chega, CDS e parte do PSD).”

Os comentários daquela que é apelidada por alguns utilizadores de “camarada Beta” debruçam-se sobre uma grande variedade de temas mas a linha de raciocínio e abordagem mantém-se sempre a mesma. Nos seus tweets, Elisabete Sousa faz-se passar por uma mulher com fortes convicções de esquerda, ao mesmo tempo que ridiculariza pessoas desse mesmo espectro político.

Cartazes patrocinados por um "Milhão"?

Desde 16 de fevereiro que é a própria conta de Elisabete a dar nota do aparecimento destes cartazes espalhados por vários pontos do país. A partilha das imagens dos ‘outdoors’ foi desde o primeiro instante acompanhada de perto e promovida por Miguel Milhão, fundador da conhecida marca de nutrição desportiva Prozis.
A interação entre o empresário e esta personagem das redes sociais poderia ter passado despercebida, mas os cartazes que tanta curiosidade têm provocado estão assinados pelo “Guru Mike Billions”. Através de um qr-code impresso nos anúncios, os utilizadores são reencaminhados para a página do polémico bracarense que no verão de 2022 andou pelas ‘bocas do mundo’ pela sua posição anti-aborto.

Publicações na rede social dão nota de uma troca de tweets antiga entre o fundador da marca de suplementos e a “candidata” Elisabete. A 22 de dezembro, Milhão criou uma angariação de fundos online para a candidatura desta ‘persona’ às eleições, campanha que conta já com mais de quatro mil euros doados. “Elisabete Sousa para Primeira-Ministra: ‘Socialismo com Coragem’”, pode ler-se na página.

É de realçar que esta não é a primeira vez que Milhão recorre a spots publicitários para difundir as suas mensagens extravagantes. No final de 2023, o empreendedor colocou cartazes no norte do país com votos de Feliz Natal, saudação que se estendia também aos “zombies”.

O Porto Canal questionou a Comissão Nacional de Eleições sobre a legalidade destes outdoors. A CNE confirmou ao Porto Canal que não estava a par do caso mas que o mesmo seria alvo de análise.

Até à data de publicação desta notícia não foi emitido qualquer esclarecimento.

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