Sanitários vão continuar a faltar no Porto até decisão do tribunal

Sanitários vão continuar a faltar no Porto até decisão do tribunal
| Porto
João Nogueira

A falta de sanitários na Invicta é “um problema para a cidade” à espera de ser resolvido pelo tribunal. O assunto voltou a ser debatido na reunião da Câmara do Porto desta segunda-feira, depois da CDU manifestar preocupação quanto ao problema.

As queixas quanto à falta de sanitários no Porto são recorrentes e o assunto parece não estar perto de ser resolvido. A vereadora da CDU, Ilda Figueiredo, voltou a levar o tema a discussão à reunião de executivo afirmando que há a “necessidade de um acompanhamento mais regular e permanente” deste e de outros problemas, como também as árvores e plantações que ficam por fazer em determinadas caldeiras da cidade.

Rui Moreira lembrou que neste momento, a autarquia tem dez quiosques que dispõem de sanitários entregues à Junta de Freguesia do Centro Histórico, a meio de um concurso público que se arrasta desde 2022.

Foi naquele ano que o município portuense lançou um concurso público para concessionar dez quiosques com sanitários associados, exemplos do que existe no Largo Mompilher ou na Praça do Marquês.

“Quem ficasse com eles cuidava também dos sanitários”, partilhou o vereador do Urbanismo Pedro Baganha, acrescentando que a 30 de maio foi interposta uma ação judicial que suspendeu todo o procedimento. A empresa em questão trata-se da Bricantel que participou naquele concurso público.

“No fundo estamos à espera que o tribunal resolva”, informou Pedro Baganha.

De recordar que antes de proceder a este concurso público, a Câmara tentou numa primeira fase adotar um modelo internacional “em que os estabelecimentos permitiam que não clientes usassem as casa de banho e que depois eram compensados pela autarquia”, relembrou Rui Moreira.

“É um modelo em voga em muitas cidades internacionais. Mas foi completamente negado pelos estabelecimentos daqui”, acrescentou o autarca, lembrando que o grau de vandalismo às estruturas sanitárias é “assustador” em determinados sítios: “No Parque Oriental não conseguimos tê-los”.

A proposta acabou por ser reprovada, apenas com os votos favoráveis da CDU, do Bloco de Esquerda e do PS. Ilda Figueiredo disse ter sérias dúvidas quanto ao concurso de quiosques com sanitários associados, uma vez que são poucos e incapazes de resolver o problema.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).