Metade dos líderes partidários a Norte em dia de arranque da campanha eleitoral

Metade dos líderes partidários a Norte em dia de arranque da campanha eleitoral
| Norte
Porto Canal/Agências

A campanha para as legislativas antecipadas de março arranca este domingo com metade dos líderes dos partidos com representação parlamentar a norte, incluindo o socialista Pedro Nuno Santos e o social-democrata Luís Montenegro, que vão passar pelo distrito do Porto.

O secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, tem apenas um ponto de agenda previsto para o primeiro dia oficial de campanha e será um almoço no Centro de Desporto e Congressos de Matosinhos, no distrito do Porto.

Já o presidente do PSD, Luís Montenegro, em representação da Aliança Democrática (AD, que junta sociais-democratas, CDS-PP e PPM) tem previstas três ações, começando o dia com um contacto com população em Mirandela, no distrito de Bragança.

De seguida, Luís Montenegro estará a cerca de quinze quilómetros do socialista Pedro Nuno Santos, num almoço-comício na Maia, distrito do Porto, terminando o dia em Vila Real.

Fora dos primeiros três dias de campanha fica Nuno Melo, presidente do CDS-PP, após infeção pelo vírus covid-19.

A norte estará também o presidente do Chega, André Ventura, que tem prevista uma arruada à tarde na Rua de Santa Catarina, no Porto, e um comício em Lousada, à noite.

Pelo Porto andará também o secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, com um comício da CDU (coligação que junta comunistas e PEV) no teatro Rivoli.

A coordenadora do BE, Mariana Mortágua, começa o primeiro dia de campanha na Marinha Grande, distrito de Leiria, num encontro com utentes do Serviço Nacional de Saúde e termina em Viseu, com um comício pela hora do almoço.

Mais a sul estará o presidente da Iniciativa Liberal, Rui Rocha, que centra as suas ações no tema da educação entre Setúbal e Évora. De manhã, Rocha terá um encontro com a associação de pais da Escola Básica de Azeitão, seguido de um almoço em Palmela dedicado ao mesmo tema.

O dia liberal termina em Évora, numa visita ao Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia.

Os dois deputados únicos, Inês Sousa Real (PAN) e Rui Tavares (Livre), dão o pontapé de saída para a campanha na capital.

A líder do PAN tem agendada uma “Cãominhada” e contacto com a população no Parque das Nações.

Já o porta-voz do Livre inaugura um ‘outdoor’ [cartaz] em Lisboa e segue para uma festa-comício de início de campanha, que contará com uma intervenção do historiador e deputado único, no Teatro Thalia.

A legislatura atual, que terminaria apenas em 2026, foi interrompida na sequência da demissão do primeiro-ministro, António Costa, em 07 de novembro, após ter sido tornado público que era alvo de um inquérito judicial instaurado pelo Ministério Público no Supremo Tribunal de Justiça a partir da Operação Influencer.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, aceitou de imediato a demissão do primeiro-ministro e dois dias depois anunciou ao país a dissolução do parlamento e a convocação de eleições legislativas antecipadas para 10 de março.

+ notícias: Norte

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Detidos suspeito de tráfico e apreendidas mais de 200 doses de droga em Gaia

A PSP deteve, quarta-feira, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, um suspeito do crime de tráfico de droga, tendo apreendido cerca de 200 doses de liamba e haxixe e 560 euros em dinheiro, foi esta quinta-feira anunciado.