Chega “recebido por tiros em Famalicão”? Ventura diz que sim, PSP diz que não
Maria Abrantes
André Ventura mostrou-se revoltado com a forma como a caravana do Chega foi recebido em Famalicão, esta quarta-feira. Sugeriu que foram recebidos com tiros, mas a Polícia de Segurança Pública (PSP) já desmentiu.
Ver esta publicação no Instagram
Na rede social X, o líder do partido não poupou nas acusações: "A caravana do Chega é recebida por tiros em Famalicão. Tiros! Vamos permitir que os mesmos de sempre atuem com total impunidade?", frase acompanhada de um vídeo que mostra a chegada da caravana à cidade do norte.
Ventura diz ter reportado o caso às autoridades, referindo que, durante a campanha eleitoral, quer andar na rua sem medo.
Mas, rapidamente, a PSP, que acompanhava a ação do partido no local, enviou um comunicado às redações a desmentir o líder do Chega.
"Nas últimas horas tem-se assistido à partilha de um vídeo em várias redes sociais em que se vê a passagem de um camião e várias viaturas ligeiras na Av. Rebelo Mesquita, em Vila Nova de Famalicão, com imagens alusivas ao partido Chega.
Na parte final do vídeo é audível um som semelhante ao disparo de uma arma de fogo, que se repete por quatro vezes. Esse aspeto tem sido destacado em muitas dessas partilhas, onde é sugerido que a caravana do partido Chega foi recebida a tiro na cidade de Vila Nova de Famalicão.
Relativamente a este assunto, o Comando Distrital da PSP de Braga informa que no momento da passagem da caravana encontrava-se uma equipa policial em patrulhamento no recinto da feira que, ao aperceber-se dos sons, saiu do recinto e pôde constatar que se tratava de rateres produzidos por um motociclo que seguia na caravana".