O que pensam os portuenses de um país chamado Galécia? 

O que pensam os portuenses de um país chamado Galécia? 
| Norte
Porto Canal

As eleições regionais da Galiza deste domingo colocaram pela primeira vez a hipótese de o Bloque Nacionalista Galego ascender ao poder, com a intenção de fazer ressurgir o debate do independentismo galego. A irmandade Norte de Portugal Galiza é histórica e a criação de uma nação conjunta foi defendida por muitos no passado. Agora, há quem queira recuperar a ideia.

Os portuenses veem com bons olhos esta possibilidade e reforçam a necessidade de uma maior autonomia para ambas as regiões. 

"Acho imensamente bem, super bem", "Acho que os dois em conjunto podem fazer um bom acordo", "Temos as mesmas ideias, as mesmas ideologias, tudo certo", foram algumas das opiniões demonstradas pelos portuenses. 

"Aliás, aquela velha expressão popular que nós é que trabalhamos e os outros é que gozam com o nosso dinheiro, se calhar isso já não seria assim", "Manifesto, já que sou adepto da regionalização. Podemos fazer mais, se não tivermos o peso do Estado em cima", sublinharam ainda os portuenses ouvidos pelo Porto Canal.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

As eleições regionais da Galiza deste domingo renovaram a maioria absoluta do Partido Popular, mas os nacionalistas galegos do BNG acabaram por também sair vencedores. Com o melhor resultado de sempre e um número de deputados que promete ameaçar a hegemonia do PP, o crescimento partido liderado por Ana Pontón reacende o debate sobre o independentismo galego.

Em Portugal, há muito quem defenda que a irmandade entre o Norte de Portugal e Galiza deve consumar a formação de um país. E a ideia voltou a ganhar força nos últimos tempo…

No rescaldo das eleições galegas, o Porto Canal lança a pergunta:

“Concorda com a união do Norte de Portugal e Galiza e a criação de um novo país?”

+ notícias: Norte

Seis feridos em colisão rodoviária em avenida de Braga

Uma colisão envolvendo cinco veículos ligeiros na Avenida Padre Júlio Fragata, em Braga, provocou esta sexta-feira seis feridos, todos sem gravidade, disse fonte do Comando do Cávado da Proteção Civil.

Câmara de Braga lança guia de promoção da vida noturna da cidade

O município de Braga lançou um guia de promoção da vida noturna da cidade, que destaca os melhores locais para visitar, incluindo uma seleção de restaurantes, bares e estabelecimentos da noite, foi esta sexta-feira anunciado.

Área Metropolitana do Porto sem conhecimento de pedidos para instalar Andante na Linha do Vouga

O presidente da Área Metropolitana do Porto disse esta sexta-feira não ter conhecimento de pedidos para a autoridade de transportes permitir o uso do Andante na Linha do Vouga, que os Transportes Intermodais do Porto afirmam estar preparados para lançar.