O que pensam os portuenses de um país chamado Galécia? 

O que pensam os portuenses de um país chamado Galécia? 
| Norte
Porto Canal

As eleições regionais da Galiza deste domingo colocaram pela primeira vez a hipótese de o Bloque Nacionalista Galego ascender ao poder, com a intenção de fazer ressurgir o debate do independentismo galego. A irmandade Norte de Portugal Galiza é histórica e a criação de uma nação conjunta foi defendida por muitos no passado. Agora, há quem queira recuperar a ideia.

Os portuenses veem com bons olhos esta possibilidade e reforçam a necessidade de uma maior autonomia para ambas as regiões. 

"Acho imensamente bem, super bem", "Acho que os dois em conjunto podem fazer um bom acordo", "Temos as mesmas ideias, as mesmas ideologias, tudo certo", foram algumas das opiniões demonstradas pelos portuenses. 

"Aliás, aquela velha expressão popular que nós é que trabalhamos e os outros é que gozam com o nosso dinheiro, se calhar isso já não seria assim", "Manifesto, já que sou adepto da regionalização. Podemos fazer mais, se não tivermos o peso do Estado em cima", sublinharam ainda os portuenses ouvidos pelo Porto Canal.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

As eleições regionais da Galiza deste domingo renovaram a maioria absoluta do Partido Popular, mas os nacionalistas galegos do BNG acabaram por também sair vencedores. Com o melhor resultado de sempre e um número de deputados que promete ameaçar a hegemonia do PP, o crescimento partido liderado por Ana Pontón reacende o debate sobre o independentismo galego.

Em Portugal, há muito quem defenda que a irmandade entre o Norte de Portugal e Galiza deve consumar a formação de um país. E a ideia voltou a ganhar força nos últimos tempo…

No rescaldo das eleições galegas, o Porto Canal lança a pergunta:

“Concorda com a união do Norte de Portugal e Galiza e a criação de um novo país?”

+ notícias: Norte

Homem morre após acidente de trator em Viseu

Um homem, perdeu a vida na sequência de um acidente com um trator, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São João de Lourosa, em Viseu, adiantou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Viseu Dão Lafões, em Viseu.

Homem fica preso entre camião e muro em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho fez uma vítima, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Atualização do estado da vítima do acidente em trabalho em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho que provocou um atropelamento, fez uma vítima grave, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.