FC Porto B: Para não VARiar. Crónica de jogo

FC Porto B: Para não VARiar. Crónica de jogo
| Desporto
Porto Canal

Um penálti para o Marítimo e dois por assinalar a favor do FC Porto B decidiram a ronda 22 Segunda Liga (1-0).

Depois de quatro jornadas sem derrotas, a formação B do FC Porto foi ao Funchal perder com o Marítimo pela margem mínima num jogo manchado pela arbitragem. Em estreia nos Barreiros, os “bês” portistas enfrentaram uma grande penalidade logo ao quinto minuto, sofreram duas faltas na área da casa em ataques sucessivos e uma delas deveria ter valido a expulsão de um adversário, mas a equipa de arbitragem nada assinalou e acabou por decidir o desfecho do encontro. O Marítimo aproveitou para subir ao pódio enquanto os Dragões mantêm os mesmos 27 pontos do Paços de Ferreira (9.º classificado) e do Benfica B (10.º).

Com Rodrigo Pinheiro e Bernardo Folha nos lugares de Adramane Cassamá e Rodrigo Mora, os azuis e brancos entraram praticamente a perder, já que Higor Platiny foi tocado por Francisco Meixedo em zona proibida e encarregou-se de transformar o penálti no 1-0. Romain Correia testou os reflexos de Abez dez minutos volvidos, num fortíssimo pontapé livre, e o que se seguiu foi mais do mesmo.

Primeiro, Igor Julião joga a bola com a mão; depois, também igualmente dentro da própria área, o já amarelado Guirassy atingiu a coxa de Gabriel Brás com a sola da bota, porém, em vez de expulsarem o médio francês e de assinalarem os respetivos penáltis, tanto o juiz de campo como o VAR mandaram seguir. Palavras para quê?

Mesmo tendo sido perdoadas essas duas, o Marítimo cometeu 11 faltas na primeira meia-hora (contra três do FC Porto B), Meixedo redimiu-se com uma grande defesa e o intervalo surgiu quando o marcador e a arbitragem favoreciam os insulares.

Das cabines regressaram os mesmos 22, que deveriam ser 21, Diogo Mendes viu o cartão vermelho a que Guirassy escapou, António Folha retirou Martim Fernandes e Gui Guedes, lançou Adramane Cassamá e Anha Candé, trocou Rodrigo Pinheiro de corredor, desviou Wendel Silva para a faixa esquerda e, do outro lado, Abraham Marcus deixou o primeiro aviso da segunda parte.

Rodrigo Mora rendeu o nigeriano, visivelmente desgatado, Rui Monteiro fez o mesmo a Braíma Sambú, Abedz aproveitou a passividade de Márcio Torres para perder o máximo de tempo em cada interrupção, Platiny desperdiçou o bis em frente à baliza, Anha Candé viu o golo do empate ser-lhe negado por centímetros e o apito final surgiu pouco depois.

“Todas as derrotas são difíceis de digerir, mas hoje acho que a minha equipa foi grande. Jogámos contra uma equipa da Primeira Liga, que está a fazer de tudo para voltar lá, e os meus jogadores estão de parabéns porque lutaram muito, com todas as forças. Podíamos sair daqui com outro resultado, mas só funcionaram as coisas que podemos controlar. O resto não podemos controlar. No futebol toda a gente tem direito à opinião e os intérpretes do jogo, mesmo o VAR e os árbitros, têm a sua. Eu posso não concordar e há dois lances da primeira parte de que eu discordo. Está a falar do penálti? Eu não ia falar desse lance, mas já que falou posso dizer-lhe que tem razão. Aqueles dois lances, para mim… quem manda está junto ao televisor e achou que não eram falta. Como técnico tenho direito a dar uma opinião sem correr riscos de ser castigado, porque já na semana passada fui expulso, algo que nem é habitual, mas os treinadores não são de ferro”, declarou António Folha no rescaldo da partida.

Segue-se a receção ao Leixões marcada para as 15h30 do próximo sábado, dia 24 de fevereiro, no Olival (FC Porto TV/Porto Canal).

FICHA DE JOGO

MARÍTIMO-FC PORTO B, 1-0
Liga Portugal 2, 22.ª jornada
17 de fevereiro de 2024
Estádio dos Barreiros, no Funchal

Árbitro: Márcio Torres
Assistentes: Filipe Fernandes e Miguel Martins
Quarto árbitro: Rodrigo Roque
VAR: Rui Silva
AVAR: Álvaro Mesquita

MARÍTIMO: Abedz; Igor Julião, Rodrigo Borges, Jr. Almeida, China (cap.), Diogo Mendes, Guirassy, Xadas, Euller, Lucas e Higor Platiny
Substituições: Xadas por Tavares (62m), Euller por René Santos (62m), Guirassy por Tomás Domingos (74m), China por Dylan (88m), Platiny por Borukov (88m)
Não utilizados: Samu Silva; Bernardo, Xiko e Francis Cann
Treinador: Fábio Pereira

FC PORTO B: Francisco Meixedo; Martim Fernandes, Romain Correia (cap.), Gabriel Brás, Rodrigo Pinheiro, Braíma Sambú, Bernardo Folha, Vasco Sousa, Gui Guedes, Abraham Marcus e Wendel Silva
Substituições: Martim Fernandes por Adramane Cassamá (71m), Gui Guedes por Anha Candé (71m), Abraham Marcus por Rodrigo Mora (74m), Braíma Sambú por Rui Monteiro (74m) e Bernardo Folha por Rodrigo Fernandes (88m)
Não utilizados: Diogo Fernandes; Eric Pimentel, António Ribeiro e Gonçalo Sousa
Treinador: António Folha

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Platiny (8m),
Disciplina: cartão amarelo a Bernardo Folha (12m), Guirassy (14m), China (27m), Euller (28m), Diogo Mendes (37m e 56m), Martim Fernandes (44m), Xadas (48m), Gui Guedes (66m), Igor Julião (90+3m) e Romain Correia (90+10m); cartão vermelho a Diogo Mendes (56m)

+ notícias: Desporto

FC Porto: Os órgãos eleitos para o quadriénio 2024-2028

27 de abril de 2024. 26.876 sócios estiveram no estádio do Dragão para eleger os órgãos sociais do clube para o quadriénio 2024-2028 e fazer deste o ato eleitoral mais participado de sempre.

FC Porto (Voleibol): Esgotados bilhetes para o jogo com o PV Colégio Efanor

Já não há bilhetes para o duelo entre FC Porto e Colégio Efanor, o quinto da final do play-off da Liga de voleibol (quarta-feira, 21h00, Porto Canal/FC Porto TV).

André Villas-Boas: “Cabe-me responder às exigências dos portistas”

André Villas-Boas foi um dos 45.230 espetadores que preencheram as bancadas do Estádio do Dragão este domingo, dia de jogo entre FC Porto e Sporting a contar para a jornada 31 do campeonato. Antes do clássico que terminou empatado a dois, em declarações aos meios do clube, o recém-eleito presidente portista descreveu a votação com “números absolutamente históricos” como “um grande sinal de força e vitalidade do FC Porto”, mostrou-se focado em “responder às exigências” inerentes ao cargo e lembrou: “Tem que haver um sentido comum e um bem comum, que é o bem-comum do FC Porto”.