Eterno Quintana homenageado por adeptos húngaros

Eterno Quintana homenageado por adeptos húngaros
| Desporto
Porto Canal

O guarda-redes da equipa de andebol do FC Porto que faleceu aos 32 anos, foi esta quinta-feira homenageado por adeptos húngaros. A lembrança foi entregue ao capitão dos ‘azuis e brancos’ momentos antes do início da partida a contar para a 11.ª jornada do grupo B da Liga dos Campeões, que colocou frente a frente FC Porto e Veszprém (11-21).

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

A 20 de março de 1988, dia em que os adeptos do FC Porto, recém-campeão do mundo, celebravam uma vitória sobre o Vitória de Setúbal para a liga portuguesa, nascia em Havana, a mais de sete mil quilómetros de distância do Estádio das Antas, Alfredo Eduardo Quintana Bravo. Cruzaria o Atlântico 23 anos mais tarde, quando já tinha dois metros e um centímetro de altura e era finalista do curso superior de Cultura Física, para se tornar o primeiro atleta cubano do andebol português e representar o clube que conhecia bem desde 2004, por causa do futebol, e ao qual já achava piada por exibir nos equipamentos o azul e o branco comuns ao Industriales, a equipa de basebol que sempre apoiou.

Em dez anos a viver em Portugal, Alfredo Quintana ganhou muitos jogos e conquistou vários títulos, fez milhares defesas e afirmou-se como um dos melhores guarda-redes do andebol mundial. Mais importante do que isso, não demorou a ser reconhecido pelas qualidades humanas que eram indisfarçáveis e que tocaram todos os que acompanharam o seu percurso e com ele conviveram. A humildade e a extroversão, a simpatia e o respeito. O coração enorme. Foi um homem grande em todas as dimensões.

Identificado pelo diretor-geral do andebol portista, José Magalhães, durante o campeonato Pan-americano de 2010, no Chile, estreou-se pelo FC Porto a 26 de março de 2011, numa receção ao Sporting da Horta. Menos de dois meses depois, era campeão nacional pela quarta vez – já o tinha sido em três ocasiões em Cuba –, a primeira em Portugal. Ao longo de uma década, teve Hugo Laurentino como principal companheiro nas redes azuis e brancas e Ljubomir Obradovic e Magnus Andersson como treinadores que o ajudaram a vencer nove troféus nacionais: seis campeonatos, uma taça, duas supertaças.

Foi distinguido com o Dragão de Ouro de Atleta de Alta Competição em 2014, o ano em que se naturalizou português e estreou pela seleção de Portugal, que representaria ao mais alto nível no Europeu de 2020 e no Mundial de 2021 – em 2009, já tinha participado no Mundial ao serviço de Cuba. Portuense já era desde tempos mais remotos. Por isso, quando tinha saudades de Havana e do mar das Caraíbas, gostava de dar “um passeio até à Foz, para respirar as ondas”. E não escondia que apreciava francesinhas, como um bom tripeiro.

O melhor que lhe aconteceu no Porto, no entanto, não foi o sucesso desportivo ou a integração perfeita numa realidade tão diferente da cubana. Acima de tudo isso, colocou sempre a família que construiu com a Raquel a partir de 2015 e da qual fazia parte a Alicia – que venerava como um “anjo” e uma “princesa” nas redes sociais– desde o verão de 2019.

Com apenas 32 anos de idade, Alfredo Quintana morreu no Hospital de São João, no Porto, a 26 de fevereiro de 2021, quatro dias depois de ter sofrido uma paragem cardiorrespiratória quando se preparava para mais um treino no Dragão Arena.

+ notícias: Desporto

FC Porto:"Fico muito feliz por ver a felicidade dos meus netos"

Manuel Amaral, Matilde Amaral, Valdemar Melo, Sofia Cardoso, Joaquim Cardoso e Margarida Teixeira viveram uma sexta-feira inesquecível na melhor companhia possível. Em pleno Dia Mundial dos Avós, o FC Porto convidou dois avôs e os respetivos netos a marcarem presença na sessão fotográfica do plantel principal, evento com música e animação que se prolongou pela tarde dentro e que lhes permitiu conviverem de perto com os 34 atletas às ordens de Vítor Bruno.

FC Porto: De novo no Olival com dose dupla e energia redobrada

Depois de sentir o carinho e a energia dos adeptos no Largo Amor de Perdição, o plantel principal do FC Porto voltou à carga em de manhã e de tarde no Olival tendo em vista o regresso ao Dragão. O jogo de apresentação, que oporá os portistas aos sauditas do Al Nassr, está marcado para as 18h30 de domingo (Sport TV).

Agora é oficial, Jogos Olímpicos estão oficialmente abertos

O presidente francês, Emmanuel Macron, abriu esta sexta-feira oficialmente os Jogos Olímpicos Paris2024, durante uma inédita cerimónia de abertura, transportada do habitual estádio olímpico para o rio Sena.