"Movimento pelo Interior" está de volta e quer ouvir partidos sobre regiões

| País
Porto Canal | Ana Rita Cristóvão

Um regime especial de IRS para atrair e reter qualificados, a criação de um regime contratual de investimento e a promoção de escolas de pós-graduação no interior foram algumas das medidas apresentadas em 2018 pelo Movimento Pelo Interior.

Seis anos depois, as preocupações não foram ouvidas e o movimento renasce para chamar a atenção dos partidos candidatos às eleições legislativas.

O movimento pede que os partidos se pronunciem sobre as propostas de criar redes regionais de qualificação e especialização digital mas também sobre a deslocação para o interior de 25 serviços públicos de Lisboa que correspondam a pelo menos 100 funcionários por cada serviço, numa tentativa de romper com o centralismo existente.

Os signatários do movimento admitem que a preocupação com o estado do interior do país é hoje maior do que a apresentada em 2018.

+ notícias: País

Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do prémio EuroDreams desta quinta-feira é composta pelos números 4 - 13 - 16 - 18 - 28 - 30 e pelo Número de Sonho 2.

Incêndios. Governo apela à limpeza dos terrenos rurais

A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, apelou esta quinta-feira a todos os portugueses proprietários de terrenos rurais para que procedam à sua limpeza, destacando que este ato é fundamental para a prevenção dos incêndios florestais.

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.