FC Porto (Basquetebol): Desaire não compromete. Crónica de jogo

FC Porto (Basquetebol): Desaire não compromete. Crónica de jogo
| Desporto
Porto Canal

A equipa de basquetebol do FC Porto sofreu uma derrota por 81-71 em Alvalade, na quarta jornada da Taça da Liga, mas o desfecho do clássico não impede os portistas de continuarem a sonhar com um lugar na Final Four da prova. Pelo contrário: com a passagem assegurada desde a vitória sobre o Portimonense, os Dragões passam a somar sete pontos e a ocupar o segundo lugar do Grupo B.

Fernando Sá deixou Cat Barber fora dos eleitos e na ausência de uma das principais armas ofensivas outra teve de se chegar à frente. Aaron Harrison não integrou a convocatória do passado sábado, na Luz, e a frescura física permitiu-lhe jogar praticamente toda a primeira parte no Pavilhão João Rocha.

Nos primeiros 20 minutos o norte-americano disputou mais de 19, chegou à dezena de pontos e teve a companhia de Miguel Queiroz no topo da lista dos marcadores, porém, ao intervalo, apenas um suplente visitante tinha concretizado lançamentos e os da casa já venciam por 15 (51-36).

Os cestos fecharam-se no arranque da etapa complementar, o FC Porto só acertou três lances livres e o Sporting demorou cinco minutos a faturar. O conjunto de Alvalade ficou-se pela dúzia pontos entre o intervalo e a meia-hora, o da Invicta marcou quase o dobro (23) e reduziu a desvantagem até aos quatro (63-59).

Aaron Harrison ia exibindo algum repertório ofensivo, Phil Fayne impunha-se debaixo do cesto, Tanner Omlid lutava por todas as bolas, Charlon Kloof distribuía assistências e a única equipa portuguesa a lutar em quatro frentes (Campeonato, Taça de Portugal, Taça da Liga e FIBA Europe Cup) apertava os calcanhares a um adversário acabado de dizer adeus às competições internacionais.

A recuperação portista, mais assente na defesa do que no ataque, não viria a chegar para anular a disparidade na eficácia ofensiva, no número de ressaltos e de assistências. A buzina soou para assinalar um triunfo visitado por 81-71. Eddie Ekiyor, poste canadiano ao serviço dos sportinguistas, terminou o encontro com 19 ressaltos e 29 pontos em 15 lançamentos de campo.

Segue-se uma paragem das seleções antes da deslocação a Aveiro, para defrontar o Esgueira, no dia 2 de março (18h00, A Bola TV).

FICHA DE JOGO

SPORTING-FC PORTO, 81-71
Taça Hugo dos Santos, Grupo B, 4.ª jornada
14 de fevereiro de 2024
Pavilhão João Rocha, em Lisboa
Árbitros: Diogo Martins, Tiago Perdigão e Daniel Oliveira

SPORTING: Eddie Ekiyor (29), Ronald Curry (7), Marvin Clark (6), André Cruz (6) e Marcus Lovett (10)
Suplentes: Rasaq Yussuf (8), Carlos Cardoso, Marco Loncovic (2), Diogo Ventura (4), Salvador Gomes, Diogo Araújo (9) e Denilson Tavares
Treinador: Pedro Nuno

FC PORTO: Charlon Kloof (7), Aaron Harrison (18), Tanner Omlid (12), Cleveland Melvin (7) e Miguel Queiroz (13)
Suplentes: Miguel Maria, Apolo Caetano, Luís Silva, Nuno Sá, João Guerreiro e Phil Fayne (14)
Treinador: Fernando Sá

Ao intervalo: 51-36
Parciais: 23-17, 28-19, 12-23 e 18-12

+ notícias: Desporto

Sérgio Conceição: “Temos que beber da motivação dos adeptos”

Sérgio Conceição projeta a final da Taça de Portugal (domingo, 17h15).

FC Porto: Nação azul e branca está de volta para pintar o Jamor

Fanzone no Estádio Nacional arranca pelas 10h30.

Wendell: “É o jogo mais importante do ano”

Wendell e Evanilson apontaram à conquista da Taça de Portugal na antevisão à final (domingo, 17h15).