Da grafite até à escrita: como é produzido o lápis da Viarco?

| Norte
Porto Canal

Contando já com mais 100 anos de história, a Viarco é a única fábrica a produzir lápis em Portugal. São mais de 15 os processos até ao resultado final.

O programa ‘Viver Aqui’ viajou até São João da Madeira para conhecer a histórica fábrica de lápis da marca Viarco.

Em funcionamento desde 1907 em Vila do Conde e com a designação de Portugalia.

A produção desta marca de lápis foi gravemente afetada pela Primeira guerra mundial e pela grande depressão de 1929-1931.

Após este tempo de instabilidade aparece a bonança e em 1936, a antiga Portugalia volta a ser conhecida no mercado e já com um novo nome “Viarco”.

Para manter a estabilidade em que se encontravam, os proprietários da fábrica de lápis estiveram vários anos focados na pesquisa e desenvolvimento de novos e melhores metódos de produção, novos equipamentos e formulários. Tudo isto levou a que a qualidade dos produtos fosse mais alta e que a oferta fosse mais diversificada.

Em 1941, a Viarco muda-se para São João da Madeira. Nos anos seguintes são apresentados novos lápis, como é o caso dos de cera e os lápis técnicos.

Atualmente, é a única fábrica de lápis do país, autónoma, que conta já com mais de 100 anos de grafite transformada e com uma extensa gama de produtos.

+ notícias: Norte

Queda de árvore de grandes dimensões condiciona trânsito em avenida de Fafe

A queda de uma árvore de grande porte condicionou o trânsito na manhã deste sábado na Avenida de São Clemente, em Fafe, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave.

Ponte Maria Pia não vai abrir… “se depender da câmara de Gaia”

Eduardo Vítor Rodrigues afirma que "se depender da Câmara de Gaia a ponte Maria Pia, que foi deixada ao abandono pelo Estado, não abre".

Líderes dos partidos em ações de campanha e comícios pelo Norte do país

Os líderes dos principais partidos concorrentes às eleições legislativas vão este sábado dedicar-se sobretudo a ações de contacto com população e comícios pelo país, no fim de semana em que a campanha chega a meio.