Da grafite até à escrita: como é produzido o lápis da Viarco?

| Norte
Porto Canal

Contando já com mais 100 anos de história, a Viarco é a única fábrica a produzir lápis em Portugal. São mais de 15 os processos até ao resultado final.

O programa ‘Viver Aqui’ viajou até São João da Madeira para conhecer a histórica fábrica de lápis da marca Viarco.

Em funcionamento desde 1907 em Vila do Conde e com a designação de Portugalia.

A produção desta marca de lápis foi gravemente afetada pela Primeira guerra mundial e pela grande depressão de 1929-1931.

Após este tempo de instabilidade aparece a bonança e em 1936, a antiga Portugalia volta a ser conhecida no mercado e já com um novo nome “Viarco”.

Para manter a estabilidade em que se encontravam, os proprietários da fábrica de lápis estiveram vários anos focados na pesquisa e desenvolvimento de novos e melhores metódos de produção, novos equipamentos e formulários. Tudo isto levou a que a qualidade dos produtos fosse mais alta e que a oferta fosse mais diversificada.

Em 1941, a Viarco muda-se para São João da Madeira. Nos anos seguintes são apresentados novos lápis, como é o caso dos de cera e os lápis técnicos.

Atualmente, é a única fábrica de lápis do país, autónoma, que conta já com mais de 100 anos de grafite transformada e com uma extensa gama de produtos.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.