Da grafite até à escrita: como é produzido o lápis da Viarco?

| Norte
Porto Canal

Contando já com mais 100 anos de história, a Viarco é a única fábrica a produzir lápis em Portugal. São mais de 15 os processos até ao resultado final.

O programa ‘Viver Aqui’ viajou até São João da Madeira para conhecer a histórica fábrica de lápis da marca Viarco.

Em funcionamento desde 1907 em Vila do Conde e com a designação de Portugalia.

A produção desta marca de lápis foi gravemente afetada pela Primeira guerra mundial e pela grande depressão de 1929-1931.

Após este tempo de instabilidade aparece a bonança e em 1936, a antiga Portugalia volta a ser conhecida no mercado e já com um novo nome “Viarco”.

Para manter a estabilidade em que se encontravam, os proprietários da fábrica de lápis estiveram vários anos focados na pesquisa e desenvolvimento de novos e melhores metódos de produção, novos equipamentos e formulários. Tudo isto levou a que a qualidade dos produtos fosse mais alta e que a oferta fosse mais diversificada.

Em 1941, a Viarco muda-se para São João da Madeira. Nos anos seguintes são apresentados novos lápis, como é o caso dos de cera e os lápis técnicos.

Atualmente, é a única fábrica de lápis do país, autónoma, que conta já com mais de 100 anos de grafite transformada e com uma extensa gama de produtos.

+ notícias: Norte

Incêndio habitacional faz sete desalojados em Penafiel

Um incêndio numa habitação em Paço de Sousa, concelho de Penafiel, fez sete desalojados, sem provocar feridos, adiantou à Lusa fonte da Proteção Civil.

PCP apresenta proposta para priorizar uso de aguardentes vínicas do Douro

O PCP apresentou, na quarta-feira, na Assembleia da República, um projeto de resolução que visa mitigar a acumulação de ‘stocks’ e valorizar o vinho do Porto, priorizando o uso de aguardentes vínicas do Douro.

Projeto permitiu a 233 crianças irem para a escola de bicicleta em Matosinhos

O projeto CicloExpresso permitiu a 233 crianças do concelho de Matosinhos irem de bicicleta para escola de forma “segura, organizada e divertida”, entre setembro e dezembro de 2025.