Da grafite até à escrita: como é produzido o lápis da Viarco?

| Norte
Porto Canal

Contando já com mais 100 anos de história, a Viarco é a única fábrica a produzir lápis em Portugal. São mais de 15 os processos até ao resultado final.

O programa ‘Viver Aqui’ viajou até São João da Madeira para conhecer a histórica fábrica de lápis da marca Viarco.

Em funcionamento desde 1907 em Vila do Conde e com a designação de Portugalia.

A produção desta marca de lápis foi gravemente afetada pela Primeira guerra mundial e pela grande depressão de 1929-1931.

Após este tempo de instabilidade aparece a bonança e em 1936, a antiga Portugalia volta a ser conhecida no mercado e já com um novo nome “Viarco”.

Para manter a estabilidade em que se encontravam, os proprietários da fábrica de lápis estiveram vários anos focados na pesquisa e desenvolvimento de novos e melhores metódos de produção, novos equipamentos e formulários. Tudo isto levou a que a qualidade dos produtos fosse mais alta e que a oferta fosse mais diversificada.

Em 1941, a Viarco muda-se para São João da Madeira. Nos anos seguintes são apresentados novos lápis, como é o caso dos de cera e os lápis técnicos.

Atualmente, é a única fábrica de lápis do país, autónoma, que conta já com mais de 100 anos de grafite transformada e com uma extensa gama de produtos.

+ notícias: Norte

Detido suspeito de roubo com sequestro em Aveiro

A PSP de Aveiro deteve esta segunda-feira um homem, de 31 anos, suspeito de ser o autor de um roubo, com sequestro, ocorrido na sexta-feira, informou aquela força policial.

Pulseira eletrónica para acusado de violência sobre companheira em Moncorvo

O Tribunal de Torre de Moncorvo, nos distrito de Bragança, decretou como medida de coação o uso de pulseira eletrónica a homem de 30 anos, acusado de violência domeética, indicou a GNR, esta segunda-feira.

Guimarães quer criar polo tecnológico no setor espacial 

A cidade de Guimarães vai implementar um plano estratégico para a criação de um ‘Space Hub’, um polo tecnológico que visa a promoção do setor espacial, nomeadamente das tecnologias relacionadas com o ‘Novo Espaço’ (New Space).