Da grafite até à escrita: como é produzido o lápis da Viarco?

| Norte
Porto Canal

Contando já com mais 100 anos de história, a Viarco é a única fábrica a produzir lápis em Portugal. São mais de 15 os processos até ao resultado final.

O programa ‘Viver Aqui’ viajou até São João da Madeira para conhecer a histórica fábrica de lápis da marca Viarco.

Em funcionamento desde 1907 em Vila do Conde e com a designação de Portugalia.

A produção desta marca de lápis foi gravemente afetada pela Primeira guerra mundial e pela grande depressão de 1929-1931.

Após este tempo de instabilidade aparece a bonança e em 1936, a antiga Portugalia volta a ser conhecida no mercado e já com um novo nome “Viarco”.

Para manter a estabilidade em que se encontravam, os proprietários da fábrica de lápis estiveram vários anos focados na pesquisa e desenvolvimento de novos e melhores metódos de produção, novos equipamentos e formulários. Tudo isto levou a que a qualidade dos produtos fosse mais alta e que a oferta fosse mais diversificada.

Em 1941, a Viarco muda-se para São João da Madeira. Nos anos seguintes são apresentados novos lápis, como é o caso dos de cera e os lápis técnicos.

Atualmente, é a única fábrica de lápis do país, autónoma, que conta já com mais de 100 anos de grafite transformada e com uma extensa gama de produtos.

+ notícias: Norte

PJ detém suspeito de esfaquear três pessoas em Santa Maria da Feira

A Polícia Judiciária (PJ) divulgou, esta segunda-feira, a detenção de um homem, de 25 anos, suspeito de ter esfaqueado três pessoas num bar em Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro.

Ministra da Saúde recusa caos no SNS e garante que não desiste

A ministra da Saúde recusou, esta segunda-feira, que exista caos no Serviço Nacional de Saúde (SNS), negou que se desvalorize o que corre “menos bem” e reafirmou que não vai desistir do cargo.

Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro realiza auditoria à unidade de saúde de Estarreja

A Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro (ULS RA) vai realizar, a partir de terça-feira, uma auditoria interna à Unidade de Saúde de Cuidados Personalizados de Estarreja, revelou esta segunda-feira uma fonte municipal.