No Porto alguém leva o Carnaval a mal?

No Porto alguém leva o Carnaval a mal?
Porto.
| Porto
Porto Canal

Com o Carnaval ao virar da esquina, e apesar de as previsões meteorológicas ameaçarem os festejos dos próximos dias, os portuenses permanecem cépticos quanto à celebração de uma festa com poucas raízes na cidade. Mas o que pensam afinal as pessoas do Porto sobre o Carnaval?

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

As opiniões dividem-se entre os apaixonados pela tradição e aqueles que preferem evitar a agitação habitual. Mas, como a festividade impõe, "ninguém leva a mal".

O Carnaval é celebrado, como manda a tradição, a uma terça-feira. Este ano a data oficial calha no dia 13 mas as festas saem à rua bem antes disso.

O tempo dos últimos dias não tem ajudado, mas há quem não deixe de festejar. Para Lurdes Lopes “é pena o São Pedro estar a fazer” com que esteja tão mau tempo, mas o Carnaval é sempre uma boa “forma de as pessoas se distraírem um bocado”.

O mesmo defende Sónia Reis que diz que se é mais uma oportunidade de festa para “as pessoas poderem ser crianças outra vez e vestirem-se como querem”, não há como ser contra.

A maioria refere que já deu “mais valor” ao evento, que se divertia mais quando era jovem e existia um ambiente propício a isso mesmo, como as atividades desenvolvidas em ambiente escolar.

No entanto há quem não dispense a tradição, como é o caso de Susana Nogueira que afirma mascarar-se todos os anos sem exceção, inclusive com os seus filhos e marido.

Mas nem todos partilham da mesma opinião. Venâncio dos Santos é do Brasil e curiosamente agradece “por não ter um carnaval tão conhecido” como no seu país. Diz que não gosta nada do Carnaval e prefere Portugal porque tudo é bem mais calmo nesta época festiva.

No geral há um consenso de que o Carnaval representa um momento ímpar de celebração e uma oportunidade única para preservar e enaltecer as tradições que tanto enriquecem Portugal. Mesmo diante das adversidades climáticas, existem infinitas possibilidades para desfrutar do Carnaval no Porto de maneira original e vibrante, mantendo viva a chama da alegria e da festividade.

+ notícias: Porto

Metro avança com escavação da estação da Casa da Música

A Metro do Porto recorreu, esta quinta-feira, às redes sociais para divulgar novas imagens dos avanços dos trabalhos de escavação na estação da Casa da Música. Em causa está a construção da Linha Rosa, com uma extensão de 3 km e quatro estações, que fará a ligação entre a Casa da Música e São Bento em apenas sete minutos.

Obras do novo centro de saúde de Rio Tinto arrancam no verão

A construção do novo centro de saúde de Rio Tinto, situado na Rua das Arroteias, em Gondomar, vai arrancar em junho, dois anos depois da obra ter sido anunciada pela Câmara Municipal. O novo centro de saúde vai beneficiar 25 mil utentes.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.