Gondomar "disponível" para "articular" com câmaras vizinhas solução para a STCP

| Norte
Porto Canal / Agências

Gondomar, 13 ago (Lusa) - O presidente da câmara de Gondomar, Marco Martins, disse hoje estar "disponível para articular" com as várias autarquias do Porto uma solução de subconcessão da STCP, mas tendo a garantia de que o Governo "assume o passivo da empresa".

"A câmara de Gondomar está disponível para dialogar e reunir porque as questões de mobilidade são muito importantes e somos muito sensíveis a esta matéria. Partindo do pressuposto, e isto para Gondomar é fundamental, de que o Governo faz no Porto o mesmo que em Lisboa, que é assumir o ónus e o passivo da empresa", disse Marco Martins.

O presidente da câmara de Gondomar falava à agência Lusa a propósito do anúncio da Câmara do Porto de que vai concorrer, através de uma empresa municipal, à subconcessão STCP e irá apresentar uma "proposta sustentável" que melhor adeque a oferta da rede à procura dos cidadãos.

Quanto aos municípios vizinhos, por onde também circulam transportes da STCP, o presidente da câmara do Porto, Rui Moreira, aceitou a hipótese de as mesmas poderem entrar juntamente com a autarquia à qual preside na subconcessão, mas admitiu que tal diálogo ainda não existiu.

Explicou ainda que o conceito de rede pretendido visa articular "todas as antenas", ou seja "as ligações com outros municípios em corredores previamente definidos".

"Antes de mais este concurso não é aquilo que os autarcas queriam. O que os autarcas queriam, e foi isso que o Conselho Metropolitano aprovou, era que em cada território, cada autarca pudesse definir a rede que passa no seu concelho, sem prejuízo dela depois ser articulada do ponto de vista supramunicipal", reagiu o presidente da câmara de Gondomar.

Mas, para Marco Martins, "dado que o Governo avançou em outro sentido", não existe "mal nenhum em que as autarquias se possam candidatar ao concurso": "Mas acho que deve ser feito em conjunto e aquilo que sei da câmara do Porto é pelos jornais", admitiu o autarca de Gondomar.

"Ou a câmara do Porto tem alguma informação privilegiada de que o Governo vai alterar o caderno de encargos no sentido da STCP servir só o Porto, como chegou a ser ventilado ainda que sem garantia. Ou então há uma precipitação porque esta hipótese teria lógica se fosse feita articuladamente", acrescentou Marco Martins.

O concurso lançado na sexta-feira abrange as concessões da Metro do Porto e da STCP, mas as respetivas adjudicações poderão ser feitas em conjunto ou em separado, isto é, poderá ou não ser o mesmo operador a gerir as duas redes de transportes.

PYT (LIL) // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Incêndio deflagra em zona de mato em Vouzela, no concelho de Viseu

Um incêndio deflagrou, ao início da tarde deste domingo, na freguesia de Real das Donas, no concelho de Vouzela, no distrito de Viseu.

Homem fica em estado grave após despiste de mota na Serra da Agrela, Santo Tirso

Um homem com cerca de 35 anos despistou-se com um motociclo na tarde deste domingo na Serra da Agrela, em Santo Tirso.

Faleceu homem que se despistou de mota na Serra da Agrela

Perdeu a vida o homem, de 32 anos, que se despistou de mota na tarde domingo na Serra da Agrela, em Santo Tirso.