Representantes de Trabalhadores da STCP exigem suspensão imediata de concessão

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 12 ago (Lusa) -- As Organizações Representativas dos Trabalhadores da empresa de transportes do Porto STCP exigiram hoje que a sua concessão "seja imediatamente suspensa" e ameaçam com uma greve caso não sejam recebidas pelo Conselho de Administração até 22 de agosto.

"As ORT [Organizações Representativas dos Trabalhadores] entendem que é imperativo que a concessão seja imediatamente suspensa até que seja provado que a eventual concessão acrescentará melhoria ao atual ao serviço público prestado pela STCP aos nossos utentes da Área Metropolitana do Porto", refere comunicado hoje divulgado pela Comissão de Trabalhadores da STCP após reunião com vários sindicatos.

A CT informa ainda que as várias ORT decidiram "solicitar uma reunião com caráter de urgência ao Conselho de Administração indicando como data limite o próximo dia 22 de agosto" e que "na falta de resposta a esta pretensão" as mesmas serão "obrigadas a enveredar por outras medidas que entendam adequadas, nomeadamente pelo recurso à greve".

Os representantes dos trabalhadores da Sociedade de Transportes Públicos do Porto (STCP) reagiram desta forma ao anúncio da concessão da empresa e à "posição assumida pelos responsáveis políticos quanto a esta matéria, nomeadamente dos Autarcas da Área Metropolitana do Porto".

Assumindo terem ficado "absolutamente surpreendidas", as organizações que hoje reuniram apelam às várias entidades que "mantenham a sua posição" e lembram que o Presidente do Conselho Metropolitano do Porto afirmou ser "imperativo proceder ao adiamento da concessão da STCP no sentido de serem realizados estudos de mobilidade".

Os vários sindicatos e a comissão de trabalhadores queixam-se ainda de não terem sido ouvidos "quanto a este procedimento concursal", acusando o Conselho de Administração de violar "repetidamente" os seus direitos, "nomeadamente a sua prerrogativa de participar na sua reestruturação".

Denunciando uma "alarmante falta de efetivos", que leva a que "cerca de 100 serviços" fiquem diariamente "por realizar, as ORT alertam que a situação irá "agudizar-se aquando da entrada das escalas de inverno".

Consideram ainda "importante" que seja realizado "um adequado estudo" para que se possa "avaliar, constatar e garantir a qualidade de prestação do serviço de transporte público de passageiros aos utentes, nomeadamente em mobilidade, preço de transporte e no contributo para o desenvolvimento económico e social da Área Metropolitana do Porto, bem como do futuro próximo dos trabalhadores".

Na passada sexta-feira as empresas de transportes públicos Metro do Porto e STCP lançaram o concurso público para a subconcessão da operação e manutenção das redes que operam na Área Metropolitana do Porto.

O concurso relativo ao sistema de transporte rodoviário, explorado pela STCP, "inclui a exploração do serviço público de transporte coletivo de passageiros de superfície em modo rodoviário, em Autocarros, na área da cidade do Porto, em regime de exclusivo, e a exploração de transportes coletivos de passageiros dentro da área urbana do Grande Porto ou fora daquela área geográfica nas linhas, partes de linha, nos percursos e parte dos percursos definidos no Caderno de Encargos, bem como exploração dos espaços destinados a afixação de Publicidade", refere o anúncio do procedimento concursal publicado em Diário da República.

LIL // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Incêndio deflagra em zona de mato em Vouzela, no concelho de Viseu

Um incêndio deflagrou, ao início da tarde deste domingo, na freguesia de Real das Donas, no concelho de Vouzela, no distrito de Viseu.

Homem fica em estado grave após despiste de mota na Serra da Agrela, Santo Tirso

Um homem com cerca de 35 anos despistou-se com um motociclo na tarde deste domingo na Serra da Agrela, em Santo Tirso.

Faleceu homem que se despistou de mota na Serra da Agrela

Perdeu a vida o homem, de 32 anos, que se despistou de mota na tarde domingo na Serra da Agrela, em Santo Tirso.