Aberta a todos, sem ninguém. A livraria de Ponte de Lima onde os livros são pagos na loja ao lado

Aberta a todos, sem ninguém. A livraria de Ponte de Lima onde os livros são pagos na loja ao lado
| Norte
Maria Abrantes

Chama-se ‘Livrearia’ e fica no Largo da Matriz, no coração de Ponte de Lima. É ali que Manuel Pimenta vê acontecer o sonho de ter uma livraria, onde não cabe nada mais, além de livros e de todos os que os quiserem ler e comprar.

Nas palavras do proprietário, “é um espaço único no mundo. Não tem ninguém, nem caixa registadora e está ao cuidado de todos nós”. O conceito, sem funcionários, surge de uma ideia de liberdade e de confiança, onde o leitor, caso queira levar algum livro, pode fazer o pagamento em algumas das lojas do largo.

Os livros, em segunda mão, grande parte doados à Livrearia, são todos numerados e personalizados com a marca do espaço, o que faz com que a loja já seja inclusive um ponto turístico, além do famoso sarrabulho.

Além da paixão pelos livros, Manuel Pimenta, farmacêutico, sempre foi amante de arte em geral e quer, por isso, transformar a Livrearia num espaço cultural, onde, além dos livros, haja igualmente espaço para alguns concertos, declamação de poesia, entre outras performances e, por isso, o dinheiro angariado na venda de livros já tem destino: a realização de eventos artísticos.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: Norte

Auroras boreais registadas em Portugal após grande tempestade solar atingir Terra

Uma grande tempestade solar começou a atingir a Terra na segunda-feira e pode causar interrupções nas redes de energia e satélite, alertaram as autoridades meteorológicas dos EUA, além de produzir auroras boreais, incluindo em Portugal.

PSP detém suspeito de violência doméstica em Gaia e apreende arma de fogo

A PSP deteve em Vila Nova de Gaia um homem de 22 anos suspeito do crime de violência doméstica, tendo apreendido uma arma de fogo, duas armas brancas e mais de 10 mil euros.

Sapadores de Braga já resgataram da rua 1.970 animais feridos ou doentes

A viatura de socorro animal do Batalhão de Bombeiros Sapadores de Braga já resgatou da via pública, desde 2020, ano em que começou a operar, 1.970 animais feridos ou doentes, revelou o município.