Aberta a todos, sem ninguém. A livraria de Ponte de Lima onde os livros são pagos na loja ao lado

Aberta a todos, sem ninguém. A livraria de Ponte de Lima onde os livros são pagos na loja ao lado
| Norte
Maria Abrantes

Chama-se ‘Livrearia’ e fica no Largo da Matriz, no coração de Ponte de Lima. É ali que Manuel Pimenta vê acontecer o sonho de ter uma livraria, onde não cabe nada mais, além de livros e de todos os que os quiserem ler e comprar.

Nas palavras do proprietário, “é um espaço único no mundo. Não tem ninguém, nem caixa registadora e está ao cuidado de todos nós”. O conceito, sem funcionários, surge de uma ideia de liberdade e de confiança, onde o leitor, caso queira levar algum livro, pode fazer o pagamento em algumas das lojas do largo.

Os livros, em segunda mão, grande parte doados à Livrearia, são todos numerados e personalizados com a marca do espaço, o que faz com que a loja já seja inclusive um ponto turístico, além do famoso sarrabulho.

Além da paixão pelos livros, Manuel Pimenta, farmacêutico, sempre foi amante de arte em geral e quer, por isso, transformar a Livrearia num espaço cultural, onde, além dos livros, haja igualmente espaço para alguns concertos, declamação de poesia, entre outras performances e, por isso, o dinheiro angariado na venda de livros já tem destino: a realização de eventos artísticos.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: Norte

Empresa metalomecânica em Paredes investe 19 milhões para exportar 75% da sua produção

A empresa de metalomecânica Inovocorte, em Paredes, no distrito do Porto, anunciou esta terça-feira um investimento de 19 milhões de euros em tecnologias de ponta, nomeadamente robotização e 'software', para exportar 75% da sua produção em 2030.

Já é conhecido o cartaz do São João de Braga

The Gift, David Carreira e Ana Malhoa são os destaques da edição 2024 do São João de Braga, que vai decorrer de 14 a 24 de junho e que terão como foco as rusgas populares.

Câmara de Viana do Castelo garante que ligação rodoviária ao Porto avança ainda em 2024

O novo autocarro que ligará, diariamente, Viana do Castelo à cidade do Porto deverá arrancar ainda no presente ano, escreve, esta quarta-feira, o Jornal de Notícias, citando o anúncio feito pelo presidente da região do Alto Minho, Luís Nobre.