Acesso à ponte da Eclusa em Aveiro fecha por seis semanas

Acesso à ponte da Eclusa em Aveiro fecha por seis semanas
| Norte
Porto Canal/Agências

O acesso à ponte da Eclusa, no canal das Pirâmides, em Aveiro, vai encerrar por seis semanas, para permitir o reperfilamento da Rua do Sal, informou esta quinta-feira a Câmara Municipal.

A ponte da Eclusa tem sido utilizada para aceder ao centro da cidade, nomeadamente ao bairro da Beira Mar, e, em especial, enquanto duraram as obras de requalificação do Rossio e da Praça Humberto Delgado.

A medida é justificada pela entrada em nova fase da obra de qualificação urbana entre a rotunda das Pirâmides e a ponte das Eclusas, num investimento municipal de cerca de dois milhões de euros.

De acordo com uma nota municipal, inicia-se hoje uma nova fase na empreitada para requalificação e reperfilamento da Rua do Sal. O redimensionamento da via será feito em articulação com a obra de reconfiguração do Ecomuseu da Marinha da Troncalhada, que também se encontra em curso.

Segundo a autarquia, trata-se de “uma obra estratégica na ligação ao Rossio e ao bairro da Beira-Mar”, cujo acesso passará depois a ser feito maioritariamente pela ponte da Eclusa e pela ponte de São João.

“Este canal viário também vai ser fundamental para a gestão dos acessos aos terrenos da antiga lota de Aveiro”, refere a nota de imprensa.

Segundo a autarquia, o alargamento viário vai permitir a ligação à nova rotunda a poente do viaduto sob a Autoestrada 25 (A25), “fundamental na organização dos acessos à cidade, à autoestrada e a polos de interesse circundantes”.

Com a nova frente de trabalhos, fica vedado o acesso ao canal de São Roque e ao bairro da Beira-Mar pela ponte da Eclusa e Avenida David Cristo. O corte de trânsito é justificado para assegurar as condições de execução da obra e de segurança, estando prevista uma duração de seis semanas, após o que será retomada a circulação rodoviária.

É indicada como alternativa que os automobilistas utilizem o acesso norte pela A25, através da rotunda de ligação entre a Avenida 25 de Novembro e a Avenida Carlos Candal (nó das Agras). Outra alternativa apontada é entrar na cidade pelo nó de Esgueira da A25 e seguir para a Avenida 25 de novembro.

+ notícias: Norte

PS Matosinhos contratou empresa responsável pelas paragens de autocarro para a campanha eleitoral

Dreammedia instalou oudoors de Luísa Salgueiro para a campanha eleitoral das últimas Eleições Autárquicas para a Câmara de Matosinhos.

Câmara de Matosinhos obrigou anterior concessionário a desmontar abrigos dos passageiros em abril de 2025

São novos desenvolvimentos, agora revelados pelo Porto Canal, sobre a polémica à volta da desmontagem das paragens de autocarro em Matosinhos.

A Câmara de Matosinhos obrigou a anterior concessionária do mobiliário urbano a retirar os abrigos dos passageiros em abril do ano passado.

O Porto Canal teve ainda acesso a fotografias que mostram que a empresa responsável pela instalação das paragens de autocarro foi contratada para a campanha eleitoral de Luísa Salgueiro.

Menezes contra criação de centro cardíaco no Porto que “esvazia” Gaia

O presidente da Câmara de Gaia considerou esta quinta-feira como “muito preocupante e grave” a intenção de se criar um centro de cirurgia cardíaca no Hospital Santo António, no Porto, “esvaziando” aquele serviço do Hospital de Gaia com “propostas mais atrativas”.