13 concelhos do Grande Porto vão ter água mais cara

13 concelhos do Grande Porto vão ter água mais cara
| Porto
Porto Canal

A fatura da água aumentou em 13 dos 17 concelhos da Área Metropolitana do Porto (AMP), com a entrada do novo ano, avança o Jornal de Notícias. Gaia lidera subidas no segundo escalão, e Valongo é o município onde os valores menos sofrem alterações.

Os tarifários sofreram um maior aumento em Vila Nova de Gaia, que registaram uma subida de 20% no segundo escalão, passando de 0,75 euros por metro cúbico para 0,9 euros em 2024, revelam os dados divulgados pelo jornal. Já no primeiro escalão não sofreu qualquer alteração, mantendo-se o preço de 0,6 euros por metro cúbico.

Em Valongo a variação é de 2,5%, com o primeiro escalão a aumentar de 0,893 para 0,916 euros, enquanto no segundo escalão os preços passam de 1,305 para 1,338 euros.

Porto e Matosinhos registam aumentos de 4,3% para ambos os escalões, sendo que o município portuense regista os valores mais baixos da área metropolitana no segundo escalão (0,943 euros) e fica em terceiro no primeiro escalão (0,483 euros), sendo ultrapassado pelos municípios da Trofa e Santo Tirso, que passaram a cobrar no primeiro escalão 0,405 euros por metro cúbico.

O primeiro escalão integra quem consome até 10 metros cúbicos de água por mês, já o segundo escalão engloba o consumo dos 11 aos 15 metros cúbicos mensais.

Arouca não divulgou ainda os dados, mas segundo o diário, os preços não devem sofrer alterações.

+ notícias: Porto

Rui Moreira: "Se eu pudesse impedir uma manifestação de extrema-direita, impediria"

O presidente da Câmara Municipal do Porto garantiu este sábado que não tem poder para autorizar ou proibir manifestações, um direito consagrado na Constituição, e desafiou quem o critica a alterar a lei caso considere que esta está mal redigida.

PSP proíbe manifestação pelo direito ao espaço público no Porto

Uma manifestação agendada para este sábado no Porto para reclamar o direito ao espaço público, em que compareceram cerca de 50 crianças, jovens e adultos, foi proibida porque a PSP alegou “conflitos com “liberdade de circulação com demais cidadãos".

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.