Porto tem o único aeroporto português no ranking de novas rotas na Europa
Porto Canal
Em 2023 foram lançadas na Europa 1429 novas rotas que tinham como origem ou destino cidades europeias, com apenas 63 - menos de 5% do valor total - a passarem por Portugal. O ranking de aeroportos com mais novas rotas é liderado por Antalya (Turquia) e Londres-Gatwick (Reino Unido), com o Aeroporto Francisco Sá Carneiro a ser a única infraestrutura portuguesa no top20.
Para Pedro Castro, especialista do setor ouvido pelo Jornal de Negócios, o fraco resultado português deve-se à “política pública setorial levada a cabo pelo país na última década”. Para o diretor da consultora SkyExpert, a aposta no Porto resulta do normal acompanhamento do mercado.
Em declarações ao Jornal de Negócios, Pedro Castro condena a mentalidade de considerar que “via Lisboa é que é”. Para o especialista, este é “um pensamento e uma prática da aviação do século passado”, já que aos dias de hoje os passageiros querem “viajar diretamente e sem escalas”.
Apontando o dedo à “ideia que é veiculada por algumas entidades”, Pedro Castro afirma que o “constrangimento autoinfligido e patrocinado pelo próprio Estado ao aeroporto de Lisboa” leva a que as companhias aéreas “comecem a olhar para os restantes aeroportos nacionais” e, através da análise dos fluxos e potencial de tráfego, apostem no Porto como uma alternativa viável.
Para o diretor da SkyExpert, a cidade e toda a região envolvente “tornaram-se um destino por si”, com as companhias aéreas a olharem para o Francisco Sá Carneiro como um “aeroporto mais disponível e operacionalmente fiável”.
Pedro Castro realça também o facto de o aeroporto do Porto praticamente não ter passageiros em trânsito para outros destinos, via ‘hub’, fazendo com que “os 15 milhões de passageiros são dali ou vão para ali”. O especialista compara este número com os 32 milhões do aeroporto de Lisboa, usado por 28% dos passageiros apenas para trocar de avião, algo que poderia ser feito em qualquer lado. Esta análise, refere ao Jornal de Negócios, permite perceber que a “diferença de potencial entre os dois aeroportos é menor do que aparenta”, com as companhias aéreas a encontrarem no Porto “uma agradável surpresa para a sua expansão em Portugal”.
Dados divulgados no final de 2023 revelaram que o aeroporto do Porto atingiu, pela primeira vez, os 15 milhões de passageiros num ano, com a ANA – Aeroportos de Portugal e a Vinci, a realçar que continua a trabalhar no "compromisso com a região norte, impulsionando o aumento da conectividade aérea do aeroporto do Porto”.