Matosinhos mantém passes grátis para pessoas com 60% de incapacidade

Matosinhos mantém passes grátis para pessoas com 60% de incapacidade
| Porto
Porto Canal/Agências

A Câmara de Matosinhos aprovou esta quarta-feira por unanimidade manter este ano a gratuitidade dos passes Andante para munícipes com grau de incapacidade permanente, igual ou superior a 60%.

Esta medida aplica-se também aos acompanhantes/responsáveis de menores portadores deste grau de incapacidade.

A proposta, aplicada apenas a residentes no concelho, mereceu uma interpelação do vereador da CDU, José Pedro Rodrigues, que, em face do “apoio aos passes dos estudantes avançado pelo Governo e no que isso desobrigou as câmaras municipais” de quaisquer encargos, vê “margem para o apoio da autarquia aos idosos crescer”.

Na resposta, o vice-presidente, Carlos Mouta, concordou que “a procura dos utentes vai continuar a aumentar e que já contabilizam 308 pessoas [idosas] a beneficiar do serviço”.

Indicou ainda que no primeiro semestre “o tema será reavaliado”.

Na reunião, que decorreu esta quarta-feira na Junta de Freguesia de Custóias, o executivo aprovou também realizar uma hasta pública para a atribuição de duas licenças de utilização do espaço público para serviços de partilha em modos suaves de trotinetes e bicicletas elétricas, por um período de cinco anos, não renováveis.

Os vereadores presentes votaram também favoravelmente a classificação como monumento de interesse municipal da estação de passageiros no porto de Leixões, em Leça da Palmeira.

Foi ainda aprovado o estudo de Economia Comportamental sobre a recolha de resíduos em Matosinhos, que na última reunião suscitara algumas questões à oposição.

+ notícias: Porto

“Não há uma relação direta entre aquilo que é insegurança e imigração”, afirma ‘vice’ da Câmara do Porto

O vice-presidente da Câmara do Porto defende que “não há uma relação direta entre aquilo que é insegurança e imigração”. Filipe Araújo falava na Assembleia Municipal após uma intervenção do deputado do Chega.

Câmara do Porto disponibiliza no mercado 300 habitações em regime de renda acessível

Passados três anos da criação do programa “Porto Sentido”, até ao momento já entraram neste tipo de mercado 300 habitações. Os números, de acordo com a Câmara Municipal do Porto, demonstram “uma demanda significativa”, que reflete a “necessidade de continuar a reforçar o mercado habitacional dedicado à classe média”.

PSP do Porto apreende mais de meio milhão de euros a rede de tráfico de droga

A PSP do Porto apreendeu 580 mil euros em dinheiro, estupefacientes, entre os quais cocaína, heroína, haxixe e liamba, bem como três carros a uma rede de tráfico de droga que operava na Área Metropolitana do Porto, nomeadamente em Gondomar e na Maia,informou aquela força policial em comunicado enviado às redações.