Notícia Porto Canal. 94% dos enfermeiros do Hospital de Penafiel assinaram escusa de responsabilidade
João Pereira
Ao todo, 78 dos 83 enfermeiros do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa subscreveram o documento, a que o Porto Canal teve acesso. Os enfermeiros dizem que "não estão em condições de assegurar a vida e a segurança das pessoas e a qualidade dos cuidados de enfermagem".
Ao Porto Canal, o presidente do Conselho Diretivo do Norte da Ordem dos Enfermeiros confirmou a situação. "Os enfermeiros estão exaustos porque não conseguem dar resposta às necessidades dos doentes", reconheceu Miguel Vasconcelos.
"Cada enfermeiro tenta fazer o seu melhor, vão prestar os cuidados que são mais prioritários. Tudo o resto pode ficar para mais tarde", admite Miguel Vasconcelos. O presidente da Ordem dos Enfermeiros do Norte acrescenta também que "os enfermeiros não se estão a recusar a prestar cuidados, as condições em que eles estão é que se tornam complicadas".
Na declaração de escusa de responsabilidade a que o Porto Canal teve acesso, os profissionais de saúde justificam a decisão com "o atual quadro de sobrelotação do serviço de urgência na Unidade de Penafiel que é provocada pela permanência constante de doentes internados, sem vagas em enfermaria, fazendo com que estes fiquem alocados aos corredores".
Lembram ainda que a equipa de enfermeiros está abaixo da dotação recomendada de acordo com a lei.
A escusa de responsabiliodade foi comunicada ao Conselho de Admnistração da ULS Tâmega e Sousa, à ERS e ao Conselho Diretivo da Ordem dos Enfermeiros.
