Camisola do FC Porto nas bancadas do Open da Austrália para apoiar Nuno Borges
Porto Canal
Esta segunda-feira Nuno Borges não conseguiu contrariar o favoritismo de Daniil Medvedev, duas vezes finalista do ‘major’ australiano e terceiro da hierarquia mundial, perdendo em três horas e sete minutos por 6-3, 7-6 (7-4), 5-7 e 6-1. Mas o percurso do maiato na prova não perdeu o brilho, após um apuramento histórico para os oitavos de final do Open da Austrália. Na prova frente ao russo, um apoiante do tenista português aparece em grande destaque na transmissão das imagens das bancadas... vestido com uma camisola do FC Porto.
No principal estádio do torneio, a Rod Laver Arena, o russo, de 27 anos, vencedor do Open dos Estados Unidos em 2021, quebrou o serviço de Nuno Borges a meio do primeiro parcial e garantiu a vitória por 6-3.
Salvou match points, ganhou um set a um top-3 mundial, foi mestre na rede. Nuno Borges sai ovacionado do Open da Austrália. Medvedev segue para os quartos de final pic.twitter.com/AeUJxGEuUd
— Eurosport Portugal (@EurosportTV_Por) January 22, 2024
Borges, jogador do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis, deu mais luta no segundo set, obrigando Daniil Medvedev a ir a um ‘tie break’, que o antigo número um do mundo venceu por 7-4.
O português entrou ainda melhor no terceiro parcial, quebrando o serviço de Medvedev por três vezes, incluindo logo no jogo inicial. O russo chegou a ter duas oportunidades para fechar o encontro, mas Nuno Borges conseguiu fechar o set em 5-7.
Daniil Medvedev respondeu no quarto parcial em Melbourne Park, quebrando o serviço do português, de 26 anos, por duas vezes para concluir a partida em 6-1.
Apesar da derrota, Borges fez história ao ser o primeiro português a alcançar uma vaga nos oitavos de final do quadro de singulares do Open da Austrália, o primeiro torneio do Grand Slam da temporada.
Borges tornou-se ainda o segundo tenista português entre os 16 melhores jogadores de um ‘major’, depois João Sousa ter chegado à quarta ronda no Open dos Estados Unidos, em 2018, e em Wimbledon, em 2019.
Daniil Medvedev vai defrontar nos quartos de final do chamado ‘Happy Slam’ o vencedor do encontro entre o polaco Hubert Hurkacz, nono do ranking ATP, e o francês Arthur Cazaux, vindo da qualificação.