TGV poderá custar 425 milhões de euros ao Estado apenas em expropriações

TGV poderá custar 425 milhões de euros ao Estado apenas em expropriações
AFP
| País
Porto Canal

O transporte de Alta Velocidade vai custar em expropriações, no troço Porto-Lisboa, entre 224 e 425 milhões de euros. O custo global do TGV rondará os cinco mil milhões de euros, estimou o vice-presidente da Infraestruturas de Portugal, Carlos Fernandes.

A construção da linha do comboio de alta velocidade vai bater todos os recordes com o custo de indeminizações por expropriações.

O estudo prévio da IP sobre as expropriações de património que serão necessárias, revela que terão de ser demolidas mais de 200 casas, além de expropriar milhares de metros quadrados de solos de várias tipologias: urbanos, industriais, florestais ou agrícolas.

No mesmo documento são propostas três alternativas que vão definir o custo das indemnizações. O valor médio ronda os 358 milhões de euros.

+ notícias: País

Emirates lança recrutamento em duas cidades do Norte do país

A principal companhia aérea dos Emirados Árabes Unidos vai realizar ações de recrutamento em duas cidades do Norte do país no final do mês de maio. O anúncio foi feito no website oficial da companhia área.

Quatro em cada cinco encarregados de educação insatisfeitos com manuais digitais

Mais de quatro em cada cinco encarregados de educação que responderam a um inquérito sobre o projeto-piloto do Ministério da Educação para introduzir manuais digitais nas escolas estão insatisfeitos e defendem o fim do programa.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".