Droga que mata milhares nos EUA já tem dependentes em Portugal

Droga que mata milhares nos EUA já tem dependentes em Portugal
| País
Porto Canal

Os pedidos de ajuda para tratamento da dependência de fentanil em Portugal estão a aumentar. De acordo com o jornal ‘Expresso’ são 12 os dependentes que já pediram ajuda para tratar a dependência desta droga que é 50 vezes mais forte que a heroína.

Passados apenas 19 dias do início de 2024, um pedido de ajuda foi já registado este ano, refere o semanário citando dados do Instituto par aos Comportamentos Aditivos e as Dependências (ICAD).

Das 12 pessoas dependentes deste opióide, que fez mais de 111 mil mortos nos Estados Unidos da América (EUA) entre abril de 2022 e abril de 2023, quatro deles usavam a droga de forma exclusiva, já os outros oito combinavam o consumo deste narcótico com outras substâncias.

O fentanil é o quarto analgésico opióide mais prescrito em Portugal, refere o jornal citando dados do Infarmed. Os últimos dados, referentes a 2022, foram vendidas, em média, cerca de 840 embalagens por dia, ou seja, um total de 306.084 embalagens no ano, com receita médica.

O jornal destaca que o fentanil, nos últimos anos, tem sido cada vez mais prescrito pelos médicos para controlar a dor. A um homem de 50 anos foi prescrita a substância num hospital privado de Lisboa, noticia o ‘Expresso’, que pediu ajuda quando terminou o tratamento com adesivos devido a uma dor lombar e sentiu que estava dependente.

Este foi também o caso de uma mulher, a que pediu ajuda este ano, que ficou dependente de fentanil. De acordo com a Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências, citada pelo jornal, este não é um caso de consumo de rua.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.