Vai ser lançado um novo 'website' para reserva e compra de experiências e alojamento no Porto e Norte

Vai ser lançado um novo 'website' para reserva e compra de experiências e alojamento no Porto e Norte
| Porto
Porto Canal / Agências

O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) anunciou que vai estar disponível ao longo deste mês a plataforma ‘marketplace’, um sítio ‘online’ para reserva e compra de experiências turísticas e alojamento na região.

“Nós lançamos o ‘marketplace’ ao longo deste mês. O ‘marketplace’ é precisamente para colocar estas empresas no radar, para permitir a sua promoção e a sua comercialização, porque vai permitir que um turista escolha, mas compre sem ter que sair da plataforma”, declarou à agência Lusa o presidente da TPNP, Luís Pedro Martins, à margem do evento “BOOST - Building Better Future”, Organizado pelo Nest – Centro de Inovação do Turismo, que decorre esta terça-feira na Casa da Música, no Porto.

Questionado sobre a importância do BOOST, Luís Pedro Martins observou que é um evento “muito importante para a região e para o país”.

“Registámos no ano 2023 mais um recorde nacional e também um recorde neste caso regional, mas para nos mantermos com esta performance, com este desempenho, é preciso perceber as tendências, é preciso saber o que é que está a fazer, nomeadamente perceber a jornada do turista, perceber como é que ele faz a pesquisa, os destinos que quer experienciar e perceber também como é que ele compra”, disse.

No discurso que fez enquanto um dos 40 oradores do evento, Luís Pedro Martins relembrou que a região Norte ultrapassou em 2023 a barreira dos seis milhões de hóspedes - mais 15% do que em 2022 -, e que a região está, no ranking nacional, em número dois em relação aos hóspedes.

“Continuamos a crescer nos proveitos”, disse, lembrando que o Norte ultrapassou a barreira dos 900 milhões de euros, valor que ultrapassou também o ano de 2019, um dos melhores antes da pandemia da covid-19.

Luís Pedro Martins alertou, todavia, que para manter aqueles números recorde é preciso manter a região na vanguarda.

“É preciso perceber a jornada do turista no digital, saber por onde começa e os roteiros que faz. Precisamos de estar preparados e perceber como é que a Inteligência Artificial (IA) pode estar ao nosso serviço”, afirmou.

Segundo o responsável, o lançamento do ‘marketplace’ vai permitir que as Pequenas e Médias Empresas (PME) também possam estar presentes no digital e possam vender as suas experiências.

A plataforma digital vai estar disponível ao longo deste mês e vai começar por ter disponível a animação turística da região.

Por exemplo, se um turista quiser ter a experiência de navegar em barcos no Douro, pode comprar ali na ‘marketplace’, ou se quiser fazer uma experiência em Trás-os-Montes pode reservar de imediato e comprar na plataforma.

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