Câmara do Porto vota que esplanadas continuem a pagar metade pelo espaço público ocupado

Câmara do Porto vota que esplanadas continuem a pagar metade pelo espaço público ocupado
Foto: Porto Canal
| Porto
Ana Francisca Gomes

O executivo da Câmara Municipal do Porto vai votar em reunião, na próxima segunda-feira, a prorrogação em 50% do valor das taxas que estabelecimentos privados devem pagar por ocupar o espaço público com a instalação de esplanadas no ano de 2024.

“No contexto da pandemia, em 2020, o Município criou um regime excecional e provisório, que consagrava a possibilidade de instalação de esplanadas em praças e em lugares de estacionamento, cujos titulares beneficiaram da isenção do pagamento de taxas no ano 2020”, contextualiza a proposta a que o Porto Canal teve acesso assinada pelo vereador com o pelouro do Urbanismo e Espaço Público, Pedro Baganha.

Já a 31 de janeiro de 2022, refere ainda Pedro Baganha, o executivo municipal aprovou, para 2022 e 2023, a redução do valor das taxas devidas pela concessão de utilização privativa do domínio público com a instalação de esplanada em 50%.

A medida de apoio, cujo valor ascende a 25mil euros, prevê também o reembolso das taxas liquidadas e entretanto cobradas. Só podem beneficiar deste apoio os estabelecimentos e agentes económicos que tenham a sua situação tributária regularizada perante o Município.

+ notícias: Porto

Portuenses entupiram artérias da Baixa no primeiro de maio de 74

O país acabava de sair de uma revolução que provocou a queda do regime ditatorial em 1974 e a repressão e hostilidade, vividas por tantos portugueses naquele período, levou milhares até às ruas para gritar por liberdade. Os dias passaram mas nem assim a reivindicação perdeu o pulso, com os cravos a dar lugar às bandeiras e cartazes dos sindicatos de trabalhadores. No Porto, o 1.º de Maio é recordado como a consagração do 25 de abril e pelas ruas a abarrotar de união e emoção dos portuenses.

Chuva deu tréguas, mas os Aliados foram ‘inundados’ por milhares de pessoas

O Dia do Trabalhador está a ser celebrado com fervor na cidade do Porto, com a concentração de milhares de pessoas na Avenida dos Aliados, na Baixa do Porto, para reivindicar direitos laborais e homenagear a luta histórica dos trabalhadores.

Câmara de Matosinhos implementa inteligência artificial no atendimento

A Câmara Municipal de Matosinhos apresentou esta terça-feira a Maria, a primeira assistente virtual com recurso a inteligência artificial num 'site' autárquico em Portugal, adiantou hoje este município do distrito do Porto.