Não-integração da Linha de Trás-os-Montes nas redes transeuropeias desagrada região Norte 

Não-integração da Linha de Trás-os-Montes nas redes transeuropeias desagrada região Norte 
| Norte
Porto Canal

A proposta da sociedade civil para o Plano Ferroviário Nacional, que indicava a construção de uma linha de alta velocidade para servir Vila Real e Bragança, seguindo para Zamora está mais distante de conseguir financiamento comunitário, uma vez que não consta no mapa das redes transeuropeias (RTE) aprovado em Bruxelas.

Ainda assim, a linha Aveiro-Salamanca, que já foi chumbada duas vezes pela Comissão Europeia por falta de rentabilidade, está incluída no mapa.

Na ótica do autarca de Vimioso (e também presidente da CIM das Terras de Trás-os-Montes) não faz sentido a não integração da Linha de Trás-os-Montes nas redes transeuropeias dada a sua importância e viabilidade técnica e financeira, uma vez que dará um grande contributo para o desenvolvimento do Norte do país.

Jorge Fidalgo, em declarações ao Público, realça que não é contra a linha de Albergaria a Vilar Formoso e Salamanca, contudo esta não pode inviabilizar a Linha de Trás-os-Montes, “até porque o Governo espanhol ainda não inclui [nas redes transeuropeias] a parte entre a fronteira portuguesa e Salamanca”, remata o autarca.

+ notícias: Norte

Seis feridos em colisão rodoviária em avenida de Braga

Uma colisão envolvendo cinco veículos ligeiros na Avenida Padre Júlio Fragata, em Braga, provocou esta sexta-feira seis feridos, todos sem gravidade, disse fonte do Comando do Cávado da Proteção Civil.

Câmara de Braga lança guia de promoção da vida noturna da cidade

O município de Braga lançou um guia de promoção da vida noturna da cidade, que destaca os melhores locais para visitar, incluindo uma seleção de restaurantes, bares e estabelecimentos da noite, foi esta sexta-feira anunciado.

Área Metropolitana do Porto sem conhecimento de pedidos para instalar Andante na Linha do Vouga

O presidente da Área Metropolitana do Porto disse esta sexta-feira não ter conhecimento de pedidos para a autoridade de transportes permitir o uso do Andante na Linha do Vouga, que os Transportes Intermodais do Porto afirmam estar preparados para lançar.