Não-integração da Linha de Trás-os-Montes nas redes transeuropeias desagrada região Norte
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Porto Canal
A proposta da sociedade civil para o Plano Ferroviário Nacional, que indicava a construção de uma linha de alta velocidade para servir Vila Real e Bragança, seguindo para Zamora está mais distante de conseguir financiamento comunitário, uma vez que não consta no mapa das redes transeuropeias (RTE) aprovado em Bruxelas.
Ainda assim, a linha Aveiro-Salamanca, que já foi chumbada duas vezes pela Comissão Europeia por falta de rentabilidade, está incluída no mapa.
Na ótica do autarca de Vimioso (e também presidente da CIM das Terras de Trás-os-Montes) não faz sentido a não integração da Linha de Trás-os-Montes nas redes transeuropeias dada a sua importância e viabilidade técnica e financeira, uma vez que dará um grande contributo para o desenvolvimento do Norte do país.
Jorge Fidalgo, em declarações ao Público, realça que não é contra a linha de Albergaria a Vilar Formoso e Salamanca, contudo esta não pode inviabilizar a Linha de Trás-os-Montes, “até porque o Governo espanhol ainda não inclui [nas redes transeuropeias] a parte entre a fronteira portuguesa e Salamanca”, remata o autarca.