Jogos do Benfica, mariscadas e até Netflix. Autarca de Pinhel acusado de usar carro e cartão de crédito da Câmara indevidamente 

Jogos do Benfica, mariscadas e até Netflix. Autarca de Pinhel acusado de usar carro e cartão de crédito da Câmara indevidamente 
| Norte
Porto Canal

O Ministério Público (MP) da Guarda acusou o presidente da Câmara de Pinhel de 31 crimes de peculato. 

Algumas das infrações imputadas a Rui Ventura prendem-se com a utilização do BMW da autarquia para deslocações pessoais, entre as quais jogos do Benfica ou até reuniões do PSD.

O autarca terá ainda, entre 2018 e 2020, usado o cartão de crédito da Câmara em benefício próprio para pagar refeições, hotéis, eletrodomésticos e até cerca de dois anos de mensalidades da Netflix.

O caso encontra-se agora em fase de instrução. Em caso de condenação, o sucedido poderá resultar na perda de mandato de Rui Ventura, a quem o Ministério Público exige 45 270 euros.

“Não obstante o arguido estar ciente de que só poderia usar a referida viatura quando estivesse ao serviço da autarquia de Pinhel, utilizou a mesma em inúmeras ocasiões para satisfação de interesses exclusivamente pessoais”, sublinha o MP sobre o uso indevido do BMW 530 iperformance da autarquia. 

A mesma viatura terá sido utilizada em inúmeras ocasiões para satisfação de interesses exclusivamente pessoais, nomeadamente para jogos do Benfica. A 22 de janeiro de 2019, o autarca assistiu a um Benfica-Porto, para a Taça da Liga, e, em 21 de fevereiro do mesmo ano, deslocou-se a Lisboa para assistir ao Benfica-Galatasaray referente à Liga dos Campeões.

Entre os gastos contabilizam-se ainda estadias na Quinta da Marinha, em Cascais, no Duna Parque, em Odemira, ou ainda no Altis, Tivoli e D. Pedro e ainda no Sheraton Hotel de Lisboa e diversas compras pessoais em lojas de aparelhos eletrónicos, restaurantes, entre outros. 

+ notícias: Norte

Desacato na escola de Águas Santas, na Maia, deixa feridos

A cena de pancadaria teve lugar no início da tarde desta quarta-feira, fora do recinto da Escola Básica 2/3 e Secundária de Águas Santas, e deixou, pelo menos, um polícia ferido.

Ministro das Infraestruturas garante que plano estratégico para o Porto de Leixões é para avançar

O ministro das Infraestruturas e Habitação garantiu, esta terça-feira, que o Plano Estratégico do Porto de Leixões é para avançar e que o Governo vai dialogar com a Câmara de Matosinhos, que já se manifestou contra aquele, para encontrar soluções.

Circulação ferroviária suspensa na Linha do Norte para comboios de longo curso

A circulação na Linha do Norte, entre o Porto e Lisboa, para comboios de longo curso está suspensa devido a problemas na via causados pelo mau tempo, segundo a CP – Comboios de Portugal.