Câmara do Porto prepara mural em homenagem a Pedroto

Câmara do Porto prepara mural em homenagem a Pedroto
Foto: Pedro Benjamim | Porto Canal
| Porto
Porto Canal

A proposta surgiu em janeiro de 2022 e começa agora a ganhar forma: a cidade do Porto vai ter um grande mural em homenagem a José Maria Pedroto. A obra, que deverá avançar nos próximos meses, ficará localizada em frente ao Estádio do Dragão e está a cargo de “um dos mais prestigiados artistas portugueses, com reconhecimento internacional”, avançou ao Porto Canal fonte da autarquia.

Em 2022, o executivo da Câmara do Porto aprovou por unanimidade uma homenagem a José Maria Pedroto, com a instalação de um “busto ou outro elemento de arte urbana” num lugar de destaque da cidade.

“A partir da nossa cidade, a que se sentia umbilicalmente ligado e que defendia com reconhecida tenacidade regionalista, José Maria Pedroto tornou-se num símbolo do futebol português, de rigor, trabalho e abnegação, que ainda hoje perdura e que cuja memoria é respeitada por todos a nível nacional”, defendia na altura o Partido Socialista, que levou a proposta a votação.

Questionada pelo Porto Canal, fonte da autarquia portuense esclarece que a obra está a ser preparada por “um dos mais prestigiados artistas portugueses no domínio da arte urbana, com um vasto reconhecimento internacional.”

O autor tem apontado como espaço de trabalho o muro de suporte em frente à Porta 1 do Estádio do Dragão, que conta já com expressões públicas de homenagem a Pinto da Costa, Sérgio Conceição e ao próprio José Maria Pedroto, bem como a Reinaldo Teles, histórico dirigente dos Dragões falecido em 2020.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: Porto

PM garante que edifício da Livraria Lello no Porto vai ser Monumento Nacional

O primeiro-ministro garantiu, esta terça-feira, que “será definitivamente assumido” em “letra de lei” a reclassificação do edifício da Livraria Lello, no Porto, como Monumento Nacional e que o Governo “tem já em circulação legislativa” o diploma para o efeito.

Multa de 6.000 euros para médicos condenados por morte de recém-nascido no Porto

Dois médicos foram condenados a pagar uma multa de seis mil euros, cada um, pela morte de um recém-nascido cerca de cinco horas após o parto no Centro Materno Infantil do Norte, segundo uma sentença consultada esta segunda-feir pela Lusa.

Suspeito de tráfico de droga no Porto fica em prisão preventiva

Um homem ficou em prisão preventiva após ser detido sexta-feira, no Porto, por alegado tráfico de droga, anunciou esta segunda-feira PSP, que apreendeu cocaína e heroína suficientes para mais 10 mil doses individuais e 200 mil euros em dinheiro.