Câmara do Porto prepara mural em homenagem a Pedroto

Câmara do Porto prepara mural em homenagem a Pedroto
Foto: Pedro Benjamim | Porto Canal
| Porto
Porto Canal

A proposta surgiu em janeiro de 2022 e começa agora a ganhar forma: a cidade do Porto vai ter um grande mural em homenagem a José Maria Pedroto. A obra, que deverá avançar nos próximos meses, ficará localizada em frente ao Estádio do Dragão e está a cargo de “um dos mais prestigiados artistas portugueses, com reconhecimento internacional”, avançou ao Porto Canal fonte da autarquia.

Em 2022, o executivo da Câmara do Porto aprovou por unanimidade uma homenagem a José Maria Pedroto, com a instalação de um “busto ou outro elemento de arte urbana” num lugar de destaque da cidade.

“A partir da nossa cidade, a que se sentia umbilicalmente ligado e que defendia com reconhecida tenacidade regionalista, José Maria Pedroto tornou-se num símbolo do futebol português, de rigor, trabalho e abnegação, que ainda hoje perdura e que cuja memoria é respeitada por todos a nível nacional”, defendia na altura o Partido Socialista, que levou a proposta a votação.

Questionada pelo Porto Canal, fonte da autarquia portuense esclarece que a obra está a ser preparada por “um dos mais prestigiados artistas portugueses no domínio da arte urbana, com um vasto reconhecimento internacional.”

O autor tem apontado como espaço de trabalho o muro de suporte em frente à Porta 1 do Estádio do Dragão, que conta já com expressões públicas de homenagem a Pinto da Costa, Sérgio Conceição e ao próprio José Maria Pedroto, bem como a Reinaldo Teles, histórico dirigente dos Dragões falecido em 2020.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: Porto

Serviço de metrobus do Porto arranca no dia 28

O serviço de metrobus do Porto vai arrancar no dia 28, com um “período de familiarização e ajuste progressivo” para consolidar horários, frequências e procedimentos, anunciou esta sexta-feira a Metro do Porto.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.